A Escatologia cristã no Prognosticum futuri saeculi de Juliano de Toledo

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A Escatologia cristã no Prognosticum futuri saeculi de Juliano de Toledo

Ano: 2019 | Volume: 23 | Número: 62
Autores: César Andrade Alves
Autor Correspondente: C. A. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Renovação escatológica, De Novissimis, Antropologia Teológica, Cristologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao longo da plurissecular história da Teologia, a apresentação da Escatologia cristã foi adquirindo a feição que, no início do século XX, demonstrava-se tipicamente nos tratados intitulados De Novissimis. Estes receberam notável infl uência da primeira síntese de Escatologia, intitulada Prognosticum futuri saeculi. Ela foi elaborada em 688 por Juliano de Toledo. O infl uxo dessa obra seminal sobre aqueles tratados se deu tanto na estrutura como no conteúdo. Eles focavam as realidades cronologicamente últimas mediante uma hermenêutica não simbólica, literalista. Apesar de sua grande infl uência, a obra de Juliano de Toledo é ainda inédita e geralmente desconhecida no Brasil. Sua apresentação e comentário tornam-se assim relevantes em nosso contexto, pois nos ajudam a conhecer melhor a história da Teologia. Isso ajudará a enriquecermo-nos com os valores da obra de Juliano e, ao mesmo tempo, a não incorrermos hoje em suas lacunas, o que será proveitoso para apresentar, no modo requerido pelo nosso tempo, o defi nitivo de Deus: 1) que já se manifestou, como Escatologia realizada, no evento Jesus Cristo; 2) que pode se manifestar, como Escatologia presente, na vida dos fi éis antes da morte; e 3) que se manifestará, como Escatologia futura, na realidade fi nal.



Resumo Inglês:

Over the centuries of Church history, it was gradually that the presentation of Christian Eschatology got the features shown in the typical De Novissimis treatises at the beginning of 20th century. These treatises were greatly infl uenced by the fi rst synthesis in Eschatology entitled Prognosticum futuri saeculi. It was written in 688 by Julian of Toledo. The infl uence of this seminal work on those treatises was on both their structure and contents. They focused on the chronologically last realities through a literalistic, nonsymbolic hermeneutics. In spite of its great infl uence, in Brazil Julian of Toledo’s work is still unpublished and generally unknown. For this reason, its presentation and commentary become relevant in our context. They contribute to a better understanding of the history of Theology. That would help us to be enriched by the Prognosticum values, and concurrently to avoid falling into its defi ciencies. Such things are fruitful to present, as our time demands, God’s defi nitive truth that: 1) was expressed as realized Eschatology in the event of Jesus Christ; 2) can be expressed as present Eschatology in the existence before death; and 3) will be expressed as future Eschatology in the fi nal reality.