ESBOÇOS SOBRE A TRAJETÓRIA DE ALCEU PENNA NOS DIÁRIOS ASSOCIADOS: MODA, CORPO E IDENTIDADES

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ISSN: 2447-0902
Editor Chefe: Rosimeiri Naomi Nagamatsu
Início Publicação: 31/07/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Desenho industrial

ESBOÇOS SOBRE A TRAJETÓRIA DE ALCEU PENNA NOS DIÁRIOS ASSOCIADOS: MODA, CORPO E IDENTIDADES

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: J. M. Almeida
Autor Correspondente: J. M. Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Cultura Visual, Imprensa, Gênero, Alceu Penna, Moda.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Alceu de Paula Penna nasceu em 1915, na cidade de Curvelo, Minas Gerais. Foi um importante colaborador nas revistas dos Diários Associados. No semanário O Cruzeiro, Alceu ganhou destaque pela coluna de humor “As Garotas”, que circulou de forma ininterrupta entre os anos de 1938 e 1964. Já no mensário A Cigarra – revista lançada em 1914 por Gelásio Pimenta e adquirida por Assis Chateaubriand na primeira metade da década de 1930 – Penna foi reconhecido por seu trabalho junto ao suplemento “A Cigarra Feminina”, dirigido pela jornalista Helena Ferraz de Abreu. No segmento, foi responsável pelas ilustrações das seções “Elegância e beleza”, assinada por Elza Marzullo; “Mocinha”, de Tia Marta; “O marido de madame”, HQ escrita por Álvaro Armando; entre outras. Diante dos programas relacionados à preservação de uma identidade feminina, divulgados pela imprensa, refletiremos sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo artista.



Resumo Inglês:

Alceu de Paula Penna was born in 1915 at Curvelo, Minas Gerais. He was an important contributor in Diários Associados magazines. In a weekly O Cruzeiro, Alceu gained prominence for his work “As Garotas”, a column of humor that circulated continuously between 1938 and 1964. In a monthly publication A Cigarra, magazine launched in 1914 by Gelásio Pimenta and get by Assis Chateaubriand in the first half of 1930’s, he was acknowledged by his works with the supplement “A Cigarra Feminina”, directed by the journalist Helena Ferraz de Abreu. In that segment, he was responsible for the illustrations of sections “Elegância e beleza”, signed by Elza Marzullo; “Mocinha”, by Tia Marta; “O marido de madame”, comics written by Álvaro Armando; etc. Before programs related to preservation of a female identity, published by the press, we will reflect about na importance of works developed by the artist.