Envelhecimento e Força muscular Respiratória de Idosos Independentes Residentes de uma Instituição de Longa Permanência em Regime Aberto.

Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde

Endereço:
Rua Manoel Gonçalves de Resende, 230 - São Crisntóvão
Uberaba / MG
38.040-240
Site: http://publicacoes.facthus.edu.br/index.php/saude/issue/archive
Telefone: (34) 3311-7400
ISSN: 2446-9661
Editor Chefe: George Kemil Abdalla
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Farmácia, Área de Estudo: Fisioterapia e terapia ocupacional, Área de Estudo: Fonoaudiologia, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Nutrição, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva

Envelhecimento e Força muscular Respiratória de Idosos Independentes Residentes de uma Instituição de Longa Permanência em Regime Aberto.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Nadiene Daiane Silva Borges, Raquel Gonçalves Ferreira, Thalita Natielly Marques Rodrigues, José Maria Thiago Bonardi
Autor Correspondente: J. M. T. Bonardi | [email protected]

Palavras-chave: Envelhecimento; Força Muscular Respiratória; Pressões Respiratórias Máximas; Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: O envelhecimento pode ser compreendido como um conjunto e alterações estruturais e funcionais do organismo, que causa no sistema musculoesquelético uma redução de força muscular respiratória, e quando associadas a doenças crônicas e à inatividade física, levam a dependência parcial ou total. Objetivo: Identificar e descrever o perfil funcional de idosos institucionalizados em regime aberto de uma instituição de longa permanência. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, incluídos 18 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 65 e 85 anos. Foram avaliados: dados sociodemográficos, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Força Muscular Respiratória (PImáx e PEmáx) e o teste de independência funcional e equilíbrio, Time Up and Go (TUG). Os dados foram descritos com média, mediano e desvio padrão e na análise estatitica foi utilizado o teste t de student. Resultados: Os valores médios da idade foi 75,6±5,3 anos; IMC: 26±3,6 Kg/m2; MEEM: 28,7±3,4 pontos; PImáx: 72,1±33,1 cmH2O; PEmáx: 90,5±22,8 cmH2O; TUG: 11,2±2,5 segundos. Os valores de PImáx e PEmáx compreenderam respectivamente 87% e 104% do previsto para a faixa etária. Conclusão: Os achados do respectivo estudo, revelam que o envelhecimento de acordo com a faixa etária estudada, está diretamente relacionado à redução da força muscular da PImáx de idosos com independência funcional, entretanto, nossos resultados não mostraram aumento do risco de quedas na amostra de pacientes estudada.