Entre o grafismo e a sintaxe: considerações sobre as operações semióticas da escrita na poesia concreta brasileira

Estudos Semióticos

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ISSN: 1980-4016
Editor Chefe: Ivã Carlos Lopes
Início Publicação: 30/11/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística

Entre o grafismo e a sintaxe: considerações sobre as operações semióticas da escrita na poesia concreta brasileira

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Djavam Damasceno da Frota
Autor Correspondente: Djavam Damasceno da Frota | [email protected]

Palavras-chave: escrita, poesia concreta, semiótica do discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O  presente  trabalho  tem  como  objetivo  a descrição  do  modo  de agenciamento discursivo inscrito em um poema concreto a partir da hipótese de que  ele  manifesta  o  que  podemos  chamar  de  uma  poética  da  escrita.  Assim, tecemos  algumas  considerações  sobre  o  estatuto  semiótico  da  escrita  a  fim  de compreender como suas formas plásticas podem ser mobilizadas para constituição de sentido em um poema. Em seguida, procuramos identificar a especificidade da escrita concreta a partir da comparação do poema “pluvial/fluvial”, de Augusto de Campos,  com  um  caligrama  de  Apollinaire,  de  modo  a descrever  as  diferentes estratégias discursivas empregadas por cada enunciador para colocar em relação a expressão  plástica  da  escrita  e  os  conteúdos  dos  poemas.  A  partir  da  análise podemos afirmar que o  poema concreto desloca aênfase  fonológica  do sistema alfabético  ocidental  para  uma  dimensão  gramatológica  (Klock-Fontanille,  2016). Essa prática se diferencia de  outras experimentações poéticas com a escrita por dar ênfase ao caráter sintático das formas plásticas em relação ao discurso verbal, bem como por atribuir objetivação à linguagem poética.



Resumo Inglês:

This work aims at describing the form of discursive agency present in a specific concrete poem from the hypothesis that such poem manifests what can be called a poetics of writing. In this respect, we present considerations for approaching the semiotic status of writing in order to understand how its plastic forms  can  be  mobilized  to  constitute  meaning  in  a  poem.  Next,  we  seek  to identify  the  specificity  of  the  concrete  poetry  writing  by  comparing  the  poem "pluvial/fluvial", by Augusto de Campos, with a calligram by Apollinaire and by describing  the  different  discursive  strategies  employed  by  each  enunciating subject in order to put the plastic expression of the writing and the contents of the poems in relation. From this analysis, it is possible to state that the concrete poem  shifts  the  phonological  emphasis  on  the  western  alphabeticalsystem towards  a  grammatological  dimension  (Klock-Fontanille,  2016).  Such  practice differs  from  other  poetic  experiments  with  writing  either  by  the  emphasis  on syntactic  features  of  the  plastic  forms  regarding  verbal  discourse  or  by  the objectivization ofpoetic language.