Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da “periferia”

Revista Galáxia

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ISSN: 1519311X
Editor Chefe: José Luiz Aidar Prado
Início Publicação: 31/05/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da “periferia”

Ano: 2013 | Volume: 0 | Número: 26
Autores: TROTTA, Felipe da Costa
Autor Correspondente: TROTTA, Felipe da Costa | [email protected]

Palavras-chave: música popular, periferia, telenovela.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A periferia está em evidência em diversos discursos midiáticos e sociais no Brasil e no mundo. Este texto busca discutir o papel da música no processamento dessa emergência da periferia a partir da análise de alguns exemplos das trilhas sonoras das novelas Cheias de charme (Globo, 2012, 19h00) e Avenida Brasil (Globo, 2012, 21h00). Argumenta-se que, apesar de suas diversificadas sonoridades e conteúdos, a circulação de músicas em larga escala em torno da ideia de periferia estabelece uma continuidade entre esse vocábulo e uma (re)posição política dos setores “populares”. A “periferia” é um termo que aparece positivado no repertório musical compartilhado e a partir dessa positivação articula tensões e enfrentamentos sociais variados. As músicas são formas de pensamento e ação no mundo que negociam valores e ideias. Nesse caso, as músicas periféricas, de massa, produzem modos de elaborar assimetrias de poder e pertencimentos sociais hierarquizados.