Entre o amargor e a doçura: as imagens literárias da vespa e da abelha em poemas de Gilka Machado e Juana de Ibarbourou

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Entre o amargor e a doçura: as imagens literárias da vespa e da abelha em poemas de Gilka Machado e Juana de Ibarbourou

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Lina Arao
Autor Correspondente: L. Arao | [email protected]

Palavras-chave: Gilka Machado. Juana de Ibarbourou. Literatura de autoria feminina.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em um cenário de mudanças, como o que marcou o final do século XIX e início do XX na América Latina, as mulheres vão ganhando alguma abertura para uma incipiente participação no âmbito público, mas ainda permanecem os cerceamentos sociais e políticos, principalmente no tocante ao corpo feminino. Nesse contexto, surgem importantes obras poéticas de autoras que, embora conhecidas, não receberam, por muito tempo, uma maior atenção dos estudos acadêmicos, como a brasileira Gilka Machado e a uruguaia Juana de Ibarbourou. Este texto propõe apresentar, à luz da ginocrítica, sobretudo através das considerações de Sandra Gilbert e Susan Gubar, uma leitura comparativa entre dois poemas – “Beijo” e “Las cuatro alas de abeja” –, cada qual pertencente ao livro de estreia das respectivas poetisas, levando em conta figuras literárias presentes nas duas composições – a da vespa e da abelha. A partir dessas imagens, constrói-se uma subjetividade poética cujas relações com o erotismo e a sensualidade apresentam contornos oscilantes.