Enquadramentos lúdico-dramáticos no Jornalismo: mapas culturais para organizar conflitos políticos

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Enquadramentos lúdico-dramáticos no Jornalismo: mapas culturais para organizar conflitos políticos

Ano: 2007 | Volume: 0 | Número: 17
Autores: Luiz Gonzaga Motta
Autor Correspondente: Luiz Gonzaga Motta | [email protected]

Palavras-chave: enquadramento, jornalismo, política

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Enquadramentos não são produzidos pelos jornalistas, mas recolhidos por eles da experiência e cultura humanas. Compartidos pelo narrador e leitores, servem para organizar a complexa realidade e estabilizar a “situação de comunicação”. O jornalismo político tende a utilizar enquadramentos dramáticos (narrativos) e lúdicos (metáfora de jogos) enraizados no imaginário da sociedade, porque eles dispõem os conflitos políticos e são facilmente reconhecidos. Os enquadramentos dramáticos são bipolares, instauram ou amplificam hostilidades verbais típicas do jogo político.



Resumo Inglês:

Frames are not originally produced by journalists, but collected by them in human experience and culture. Common to both narrator and readers, they serve to organizing the complex reality and to stabilize the “communication situation”. Political journalism tends to use games dramatic frames (narrative frames) deep rooted in society imagination because they fit adequately to political conflicts and are easily recognized. Dramatic frames are bipolar, establish or amplify verbal hostility typical of political disputes.



Resumo Espanhol:

Encuadramientos no son produzidos por los periodistas sino recolectados por ellos de la experiencia y la cultura humanas. Compartidos por el narrador y los lectores, sirven para organizar la compleja realidad y estabilizar la “situación de comunicación”. El periodismo politico inclinase a utilizar encuadramientos dramaticos (narrativos) y ludicos (metaforas de juegos) arraigados en lo imaginário de la sociedad porque
ellos enmarcan los conflictos politicos y son facilmente reconocidos. Los encuadramientos dramaticos son bipolares, instituien o ampifican hostilidades verbales del juego politico.