Engajamento do público e agenciamento espacial na cenografia de Baile

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Engajamento do público e agenciamento espacial na cenografia de Baile

Ano: 2023 | Volume: 3 | Número: 48
Autores: Cristiano Cezarino Rodrigues
Autor Correspondente: Cristiano Cezarino Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: cenografia, engajamento, participação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da análise dos processos de concepção, produção e realização do cenário da peça Baile, montagem de formatura dos alunos do Teatro Universitário da UFMG, com direção de Thálita Motta, esse artigo pretende discutir como a cenografia e as formas da apropriação do espaço colaboram com os diversos modos de promoção do engajamento da recepção no trabalho artístico, incrementando as possibilidades de relação entre a cena e o público. Como aporte teórico, mobiliza-se a discussão contemporânea  sobre  o Immersive Theatre, um modo de se propor o teatro contemporâneo baseado na  produção de experiências, bem como de algumas propostas de encenação anteriores que se pautam pela investigação das espacialidades como dispositivos relevantes para a visualidade da cena.



Resumo Inglês:

Based on the analysis of the processes of conception, production and realization of the scenario of the play Baile, a graduation production for the students of the Teatro Universitário da UFMG, directed by Thálita Motta, this article intends to discuss how the scenography and the forms of space appropriation collaborate with the different ways of promoting the engagement of the reception in the artistic work, increasing the possibilities of relationship between the scene and the public. As a theoretical contribution, the contemporary discussion on Immersive Theater is mobilized, a way of proposing contemporary theater based on the production of experiences, as well as some previous staging proposals guided by the investigation of spatialities as relevant devices for visuality from the scene.



Resumo Espanhol:

Con base en el análisis de los procesos de concepción, producción y realización del escenario de la obra Baile, una producción de graduación para los estudiantes del Teatro Universitário da UFMG, dirigida por Thálita Motta, este artículo pretende discutir cómo la escenografía y las formas de apropiación del espacio colaboran con las diferentes formas de promover el compromiso de la recepción en el quehacer artístico, aumentando las posibilidades de relación entre la escena y el público. Como aporte teórico,se moviliza la discusión contemporánea sobre el Teatro Inmersivo, una forma de proponer el teatro contemporáneo a partir de la producción de experiencias, así como algunas propuestas escénicas previas que se guían por la indagación de las espacialidades como dispositivos relevantes para la visualidad desde la escena.