Emergência do sentido na canção midiática: uma proposta metodológica

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Emergência do sentido na canção midiática: uma proposta metodológica

Ano: 2008 | Volume: 0 | Número: 18
Autores: Jorge Cardoso Filho
Autor Correspondente: Jorge Cardoso Filho | [email protected]

Palavras-chave: canção midiática, metodologia, sentido

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do artigo consiste em apresentar uma metodologia de análise da canção midiática a partir da articulação teórico-metodológica entre estudos culturais e semiótica. Nossa hipótese é que as ferramentas interpretativas oriundas do campo semiótico possibilitam uma compreensão da materialidade musical e que as apropriações conceituais dos estudos culturais evidenciam situações de emergência do sentido em que o corpo e o contexto são elementos determinantes do processo. A circunscrição do objeto e do procedimento de análise é efetuada a partir dos conceitos de canção e gênero musical.



Resumo Inglês:

The article’s main goal is to present a methodology of analysis for media songs through the articulation of cultural studies and semiotics. Its hypothesis is that the interpretative tools from the semiotics field enable to comprehend the music materiality and that the appropriations from the cultural studies make clear situations of “emergency of meaning” in which the body and context are crucial in the process. The object and frame analysis are produced through the concepts of songs and musical genres.



Resumo Espanhol:

El artículo presenta una metodología de analice para las canciones mediáticas a partir de la articulación teórica de los estudios culturales y semiótica. Su hipótesis es que las herramientas interpretativas del campo de la semiótica permiten comprender la materialidad de la música y que las apropiaciones de los estudios culturales hacen situaciones claras de la “emergencia del sentido” en cuál son cruciales el cuerpo y el contexto en el proceso. El análisis del objeto y del marco se produce con los conceptos de canciones y de géneros musicales.