EL HOMBRE ES UN CREADOR: A PERCEPÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO NO CHILE NO CANCIONEIRO DE VÍCTOR JARA (1966-1973)

Aedos

Endereço:
Programa de Pós-graduação em História da UFRGS - IFCH/UFRGS - Caixa postal 15055 - Bairro Agronomia
PORTO ALEGRE / RS
0
Site: http://www.seer.ufrgs.br/aedos
Telefone: (51) 3308-6639
ISSN: 19845634
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

EL HOMBRE ES UN CREADOR: A PERCEPÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO NO CHILE NO CANCIONEIRO DE VÍCTOR JARA (1966-1973)

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Sílvia Sônia Simões
Autor Correspondente: Sílvia Sônia Simões | [email protected]

Palavras-chave: chile, trabalhadores, víctor jara

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O movimento artístico-musical conhecido como Nueva Canción Chilena, desenvolvido no Chile na
década de 1960 e durante o governo de Salvador Allende (1970-1973), teve em Víctor Jara um dos seus
principais expoentes, devido, em grande parte, à sua identificação com os setores populares rurais e urbanos, os
quais, por sua vez, se reconheciam neste compositor e intérprete e nas suas canções. Este artigo tem como
objetivo apontar como os trabalhadores destes segmentos foram retratados nas diferentes instâncias de sua obra
musical, evidenciando como se deram os deslocamentos dos eixos temáticos de suas composições para atender
às transformações ocorridas na sociedade durante este período.