Efeitos do tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com incontinência urinária: uma revisão sistemática

Revista Brasileira De Fisioterapia

Endereço:
RODOVIA WASHINGTON LUíS, KM 235 CAIXA POSTAL 676
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.rbf-bjpt.org.br/
Telefone: (16) 3351-8755
ISSN: 14133555
Editor Chefe: 11
Início Publicação: 29/02/1996
Periodicidade: Bimestral

Efeitos do tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com incontinência urinária: uma revisão sistemática

Ano: 2012 | Volume: 16 | Número: 6
Autores:
Autor Correspondente: Patricia Driusso | [email protected]

Palavras-chave: incontinência urinária; reabilitação; resultado de tratamento; saúde do idoso.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

CONTEXTUALIZAÇÃO: A incontinência urinária (IU) é um dos mais comuns problemas de saúde pública entre as mulheres idosas. Apesar de o tratamento conservador ser recomendado como a primeira opção de tratamento, os efeitos do tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com IU não está esclarecido.
OBJECTIVO: Sistematizar as evidências científicas sobre os efeitos do tratamento fisioterapêutico sobre os sintomas miccionais de mulheres idosas com IU.
MÉTODO: A busca de publicações sobre os efeitos de modalidades de tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com IU foi realizada nas bases de dados ISI Web of Knowlegde, Medline/Pubmed, Lilacs, Scielo e PEDro. Foram selecionados ensaios clínicos publicados nas línguas inglesa e portuguesa após o ano de 2000. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Escala PEDro, e a análise dos resultados dos estudos foi realizada por meio de revisão crítica dos conteúdos.
RESULTADOS: Seis estudos foram revisados na íntegra, revelando-se que os exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico foram o tratamento de escolha na maioria dos estudos. Cinco dos seis estudos selecionados foram classificados como de alta qualidade metodológica. Houve melhora significativa dos sintomas miccionais após o tratamento proposto em cinco dos seis estudos selecionados.
CONCLUSÕES: Conclui-se que o tratamento fisioterapêutico parece ser efetivo para a redução dos sintomas miccionais em mulheres idosas com IU. No entanto, o pequeno número de estudos e a aplicação de técnicas em conjunto limita as conclusões sobre o tema.