EFEITOS ANTRÓPICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, COLÍDER – MATO GROSSO/BRASIL

Revista Geográfica Acadêmica

Endereço:
Endereço: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática - CPBA Av. André Araújo, 2936, Aleixo
Manaus / AM
Site: http://www.rga.ggf.br/index.php?journal=rga
Telefone: (92) 3643-3378
ISSN: 16787226
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

EFEITOS ANTRÓPICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARAPÁ, COLÍDER – MATO GROSSO/BRASIL

Ano: 2013 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Norma Aparecida de Oliveira Nobre, Cassiano Garcia Roque, Aumeri Carlos Bampi
Autor Correspondente: Norma Aparecida de Oliveira Nobre | [email protected]

Palavras-chave: uso do solo; degradação dos recursos hídricos; bacia hidrográfica do Rio Carapá; atividade agropastoril; densidade de drenagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho objetivou conhecer o perfil socioeconômico, as principais formas de uso do solo e as alterações no ambiente natural observadas na bacia hidrográfica do Rio Carapá, no município de Colider, Mato Grosso. Realizaram-se visitas in loco e aplicação de questionário composto por nove questões abertas. Foram entrevistados 30 camponeses em 16 diferentes comunidades rurais. Para a delimitação da área de estudo foram utilizadas informações de bases cartográficas com imagens de satélites LandSat (TM5), que refletem a situação da cobertura do solo e a interferência antrópica sobre o sistema natural. Os resultados mostram que a região da bacia hidrográfica e entorno encontra-se com desflorestada e, que para ampliar as áreas de pastagens as Áreas de Preservação Permanente – APP foram suprimidas. Aliados ao problema da ausência da vegetação ciliar e das áreas que seriam reserva legal, o solo e os recursos hídricos estão exposto a diferentes tipos de agentes de degradação. A rede de drenagem possui 234.849 km, sendo a densidade de drenagem considerada baixa com 6,9 m.ha-1. O estudo evidenciou que a região foi colonizada na década de 70 por migrantes vindos da região sul do país, pois há um percentual expressivo de famílias oriundas do Estado do Paraná, que trouxeram em sua bagagem o modelo de produção de uso e ocupação do solo de suas localidades de origem.