EFEITO DA APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO E CURTUME NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO SOLO E NA ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO POR FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS L.)

Unopar Científica Ciências Exatas e Tecnológicas

Endereço:
Rua Marselha, nº 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-120
Site: http://www.unopar.br
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 1679-088X
Editor Chefe: Hélio Hiroshi Suguimoto
Início Publicação: 31/10/2012
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciência da computação

EFEITO DA APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO E CURTUME NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO SOLO E NA ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO POR FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS L.)

Ano: 2011 | Volume: 10 | Número: 1

Palavras-chave: Lodo. Nitrogênio. Fertilizante e Feijoeiro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Lodos de Esgoto e Curtume podem substituir ou reduzir a utilização de fertilizantes na agricultura, pois garantem o fornecimento de nutrientes essenciais às plantas, apresentando vantagens potenciais como a redução dos gastos com estes insumos e garantindo uma disposição e reciclagem correta para esses resíduos. Neste trabalho foram avaliados os efeitos da aplicação de doses crescentes de lodo de Esgoto e Curtume no solo como fonte de matéria orgânica e nitrogênio para o plantio de feijão. Os experimentos foram conduzidos em vasos de dois litros, com aplicação: 0, 7, 14, 28 e 42 Mg ha -1 de cada lodo (base seca) nas amostras de solo e posterior cultivo de feijão por um período de 60 dias. Foi observado aumento da matéria orgânica, na demanda química de oxigênio e na quantidade de resíduos minerais e diminuição do teor de nitrogênio total quando adicionado ao solo 14 Mg ha-1 dos dois tipos de lodo. Nas plantas cultivadas com lodo de esgoto o aumento do teor de nitrogênio foi proporcional à quantidade de lodo aplicada, porém com o lodo de curtume o efeito foi contrário, ocorrendo a morte das plantas nos vasos com 42 Mg ha -1 de lodo após 40 dias.