EDUCAÇÃO SUPERIOR EM QUIROPRAXIA NO BRASIL

Revista Brasileira de Quiropraxia - Brazilian Journal of Chiropractic

Endereço:
Rua Columbus 82-A - Vila Leopoldina - São Paulo
São Paulo / SP
5304010
Site: http://www.quiropraxia.org.br
Telefone: (11) 3641 7819
ISSN: 2179 7676
Editor Chefe: Djalma José Fagundes
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM QUIROPRAXIA NO BRASIL

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Facchinato A.P.A, Kim S.D.,
Autor Correspondente: Facchinato A.P.A., | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM QUIROPRAXIA NO BRASIL - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Laureate International Universities.
O processo de evolução da educação superior em Quiropraxia no Brasil está intimamente ligado a história da profissão no país. Inicialmente alguns profissionais graduados fora do país atuavam em clínicas particulares, porém não havia nenhum tipo de educação superior. Em 1999 a capacitação de alguns profissionais da área da saúde ocorreu através de um programa de aprimoramento. Estes profissionais foram preparados para auxiliar na educação das primeiras turmas de graduação do país. Duas Universidades brasileiras iniciaram o curso de graduação em Quiropraxia no ano de 2000, e a graduação da primeira turma ocorreu em 2004, na Universidade Anhembi Morumbi1. A partir daí, os primeiros profissionais graduados puderam abrir campo na área de educação e vêm se especializando cada vez mais na busca da excelência no ensino e aprimoramento profissional.
Os dois primeiros e ainda únicos cursos de graduação em Quiropraxia do Brasil tiveram o apoio de Universidades Americanas no que se refere à criação dos currículos, elaboração das aulas práticas e treinamento dos professores. Estas foram Western States Chiropractic College2, Los Angeles Chiropractic College (atualmente denominada Southern California University of Health Sciences)2 e Palmer College of Chiropractic3. A grade curricular dos cursos de Quiropraxia no Brasil baseia-se em um documento elaborado pela Organização Mundial de Saúde, em Genebra, no ano de 2005 para delinear as condutas educacionais necessárias para a formação de um Quiropraxista e foi denominado de Diretrizes da OMS sobre a formação básica e a segurança em Quiropraxia5. Este é o principal documento para definição das diretrizes educacionais, pois contém informações necessárias e fidedignas, já que o processo de regulamentação da profissão no Brasil ainda não está finalizado.
Tal documento preconiza alguns fundamentos básicos com relação aos conteúdos ensinados, as habilidades e competências exigidas e a carga horária mínima necessária para um curso de graduação em Quiropraxia além de um mínimo de horas de estágio supervisionado. Todos os Quiropraxistas graduados devem ter habilidades e competências suficientes para garantir a segurança do paciente atendido por este profissional. As universidades nacionais seguem a risca essas normas estabelecidas não só para cumprir as metas de um bom curso de graduação e de formação profissional, mas também para atender aos órgãos controladores oficiais do ensino nacional e internacionalmente. As Universidades Brasileiras possuem um respaldo importante do Ministério da Educação e Cultura (MEC)6 no que diz respeito às exigências impostas por este órgão, a fim de regulamentar, coordenar e avaliar os cursos universitários existentes em todo o território nacional. O MEC realiza bi anualmente um processo de recredenciamento dos cursos e das Universidades, onde exige que seja apresentado o Projeto Pedagógico do Curso, que se baseia no projeto de Desenvolvimento Institucional próprio de cada Instituição de Ensino e nas Diretrizes Curriculares de cada profissão. O processo de recredenciamento é invariavelmente acompanhado de uma visita in loco. Essas avaliações periódicas têm sido favoráveis e os cursos têm conseguido atender as exigências estabelecidas.
Atualmente, de acordo com as normas do MEC, os profissionais graduados Bacharéis em Quiropraxia têm a possibilidade de realizar cursos de pós-graduação latu sensu e strictu sensu na área da Saúde em diferentes campos de atuação que sejam do seu interesse. Muitos têm procurado especializações ou cursos de aprimoramento fora do país, onde existe uma maior variedade voltada para este profissional, como por exemplo, os de certificação em técnicas específicas, ou especialização em áreas como Quiropraxia pediátrica, esportiva ou geriátrica. Os cursos de graduação em Quiropraxia no Brasil oferecem uma educação de qualidade, habilitando o futuro Quiropraxista a exercer com competência, ética e segurança todos os procedimentos necessários para um bom desenvolvimento profissional. No futuro, a tendência é que mais Universidades ofereçam o curso de graduação em nosso país, bem como iniciará a oferta de cursos de aprimoramento profissional e especialização na área. A perspectiva da educação superior da Quiropraxia no Brasil é se expandir a medida que este profissional for cada vez mais reconhecido pela sociedade como uma opção confiável e eficaz de atendimento na área da Saúde.

REFERÊNCIAS
1. Universidade Anhembi Morumbi – Disponível no site: HTTP://www.anhembi.br
2. Western States Chiropractic College – Disponível em: http://www.wschiro.edu/
3. Los Angeles Chiropractic College – Disponível em: http://www.scuhs.edu/
4. Palmer College of Chiropractic – Disponível em: http://www.palmer.edu/
5. Diretrizes da OMS sobre a formação básica e a segurança em Quiropraxia / Organização Mundial de Saúde – Novo Hamburgo: Feevale, 2006
6. Ministério da Educação e Cultura – Disponível em: http://portal.mec.gov.br/mec/index.htm