EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTANCIA DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Revista Temas em Educação

Endereço:
Jardim Universitário - Centro de Educação - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/index
Telefone: (83) 3216-7140
ISSN: 2359-7003
Editor Chefe: Ana Cláudia da Silva Rodrigues e Fabiana Sena
Início Publicação: 03/01/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Linguística

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTANCIA DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Ano: 2019 | Volume: 28 | Número: 3
Autores: B. K. M. Pereira, A. J. F. Silva, A. C. Surdi
Autor Correspondente: B. K. M. Pereira | [email protected]

Palavras-chave: tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino médio noturno, processo de ensino-aprendizagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo tem como objetivo levantar informações quanto ao perfil, o uso, a acessibilidade e a compreensão dos alunos sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em três escolas estaduais localizadas em Fortaleza, com 159 estudantes do 1º ao 3º do Ensino Médio noturno, utilizando um questionário com 8 questões objetivas. Após análise, foi possível constatar que os recursos tecnológicos e suas tecnologias embarcadas, apesar do grande avanço alcançado nos últimos anos, encontram-se distantes e inacessíveis às camadas sociais menos favorecidas. Percebendo o crescimento das tecnologias móveis e da internet e, concomitantemente, a invasão dessa nova cultura digital no ambiente escolar, sugerimos que as instituições escolares necessitam desenvolver propostas de ensino baseado na apropriação dessas tecnologias, por meio de um ensino que valoriza as novas formas de comunicação, produção e compartilhamento de conhecimentos, incluindo o alunado nesse processo de ensino-aprendizagem, enquanto seres capazes de produzir conhecimentos.