Editorial

DATJournal

Endereço:
Avenida Roque Petroni Júnior - 630 - Jardim das Acácias
São Paulo / SP
04707-000
Site: https://datjournal.anhembi.br/dat
Telefone: (11) 5095-5634
ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Editorial

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: G. D. Merino, J. Sobral
Autor Correspondente: G. D. Merino | [email protected]

Palavras-chave: editorial, arte, design, tecnologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

É com grande prazer que realizamos a apresentação deste editorial da DAT Journal – Design, Art and Technology que traz, em formato especial, os artigos científicos oriundos do 13º Congresso Brasileiro em Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D), realizado na Universidade da Região de Joinville – Univille, em 2018.
O P&D, principal evento nacional na área do Design, tem mantido a tradição em divulgação científica, e nesta edição trouxe como característica a ampliação desta comunicação, incluindo em seus anais trabalhos técnicos, ação acolhedora das especificidades dos programas stricto sensu profissionais. Desta forma, o P&D expande sua característica de espaço reflexivo, crítico e sobre tudo construtor de significados, característica inerente da ciência.
Acreditamos que incentivar e manter o espaço criado pelo P&D Design, com o apoio da DAT Journal, configuram-se em ações fundamentais para o avanço da produção de conhecimento qualificado no campo do Design. Mantem-se o interesse na divulgação e leitura, elementos indispensáveis no aperfeiçoamento e transformação da ciência em si. A função da disseminação científica, provocadas pela inquietude das ideias e pelas leituras propostas, a geração de possibilidades, análise e contribuições aos objetos de estudo e seus resultados, de igual forma o desenvolvimento do ambiente de ensino e aprendizagem e o surgimento de novas redes de pesquisa.
Foi com este objetivo que a organização do P&D selecionou estes 12 relevantes artigos para serem publicados em uma edição especial da DAT Journal, visto que se tratam de produções científicas que abordam diversos temas com profundidade; investigações realizadas por distintos pesquisadores, de diferentes instituições, que se destacaram pelo potencial de impacto e interesse da comunidade científica do Design e áreas afins.Desejamos uma boa leitura e que o esforço de todos seja recompensado.