Duas saídas para uma intrada comparando interpretações
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Duas saídas para uma intrada comparando interpretações
Autor Correspondente: Antonio Marcos Souza Cardoso | [email protected]
Palavras-chave: interpretação musical, trompete, Honegger
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O acesso aos home studios possibilitou a edição e manipulação do som para diversas finalidades, desde gravações pessoais até análises interpretativas complexas. Ao analisar comparativamente duas interpretações musicais, num campo dominado pelo subjetivismo das opiniões pessoais, apresentamos a música como ela é em termos físicos, “enxergando” o uso do vibrato, o caminho das dinâmicas, a potência das intensidades sonoras e os pontos de respiração e sua aplicação nas Práticas Interpretativas. Os procedimentos metodológicos comparam as gravações a partir da interpretação gráfica de determinado trecho e aspecto mesurado. O resultado alcançado demonstra que, além de corroborar decisões musicais, a metodologia tem aplicação na pedagogia do trompete, no aperfeiçoamento das ferramentas de investigação musicológica e no incremento da pesquisa em práticas interpretativas.
Resumo Inglês:
The access to home studios has enabled the possibility to both the edition and manipulation of sound to a variety of purposes, from personal recordings to complex interpretative analysis. By analising comparatively two musical interpretations in a field predominantly restrained by subjetivism from personal opinions, we are presenting music as it is in physical terms, “seeing” the use of vibrato, the path of dynamics, the potence of intense sonorities and the marks of breathing and its implication on music inyterpretation. The methodology procedures compare the recordings from grafical interpretation of determined excerpt and from a mensurated aspect. The gained result demonstrates that besides to corroborate the musical decisions, the methodology has application in teaching the trumpet, in the refinement of research tools and in the increasing of the musicological research in performance practice.