A Doença de Chagas ontem e hoje. Parte I – O impacto da descoberta de uma nova patologia para o homem no novo mundo

Ciência em Tela

Endereço:
Av Carlos Chagas Filho 373 Bloco A Sala 26 Cidade Universitária
Rio de Janeiro / RJ
21949902
Site: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br
Telefone: 21 39386342
ISSN: 1984-154X
Editor Chefe: Isabel Martins
Início Publicação: 30/09/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Biologia geral

A Doença de Chagas ontem e hoje. Parte I – O impacto da descoberta de uma nova patologia para o homem no novo mundo

Ano: 2008 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Sylvio Celso G. da Costa,Celeste da S. F. de Souza, Luiz Ney d’Escoffier - Cleber Galvão, Tânia Zaverucha do Valle, Kátia da S. Calabrese
Autor Correspondente: Sylvio Celso Gonçalves da Costa | [email protected]

Palavras-chave: Doença de Chagas, histórico, Trypanosoma cruzi, hospedeiro imunocomprometido, epidemiologia, diagnóstico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Carlos Chagas, designado para trabalhar na campanha anti-palúdica na região da construção da Estrada de Ferro Central do Brasil (1907-1908), observou um inseto hematófago nos domicílios da população local que atacava o homem para se alimentar Com os conhecimentos que tinha sobre a importância de insetos hematófagos em patologia humana e veterinária, encontrou um protozoário que poderia ser uma fase evolutiva de um parasito de vertebrado. Alguns barbeiros foram enviados para o Rio de Janeiro e ficaram em contacto com macacos que após alguns dias apresentavam tripanossoma no sangue periférico. Assim, Chagas publicou uma nota em 1909 descrevendo o Trypanosoma cruzi. Ao encontrar no homem este tripanossoma e descrever inúmeros aspectos da patologia por ele induzida, Chagas descreveu nova patologia partindo da descoberta de um agente etiológico, fato único na história da Medicina.