Do debate de Paris (1240) ao debate de Barcelona (1263)

Revista Ágora

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ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Do debate de Paris (1240) ao debate de Barcelona (1263)

Ano: 2019 | Volume: 30 | Número: Não se aplica
Autores: Regilene Amaral dos Santos e Sergio Alberto Feldman
Autor Correspondente: R. A. dos Santos e S. A. Feldman | [email protected]

Palavras-chave: polêmica cristão-judaica; Talmude; Messias; representação dos judeus.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é resultado de um trabalho em conjunto que agrega duas pesquisas complementares. A primeira centra-se na mudança nos parâmetros da polêmica cristã-judaica a partir do segundo milênio da Era Comum, em que altera-se o foco das Escrituras partilhadas entre as duas religiões - ou seja, a Bíblia hebraica - para a tentativa cristã de ingressar na literatura rabínica e no Talmude, inicialmente condenando-o, mas logo usando-o como evidência da verdadeira interpretação religiosa, a saber, a cristã. A segunda pesquisa penetra no terreno de dois debates que são paradigmáticos: o debate de Paris (1240), em que se ataca o Talmude, e o debate de Barcelona (1263), em que se concentram esforços para provar que a lei oral judaica admite, em suas entrelinhas, a verdade sobre Cristo, servindo de comprovação para a messianidade de Jesus e a vitória do Cristianismo.



Resumo Inglês:

This  article  is  the  result  of  a  joint  work  that  brings  together  two  complementary  researches. The first is focused on changing parameters in the Judeo-Christian polemics from the second millennium of the Common Era, when the focus is shifted from the shared Scriptures between the two religions - namely the Hebrew Bible - to the Christian attempt to enter into rabbinic literature and the Talmud, initially condemning it, but soon using it as evidence of the true  religious  interpretation,  namely  the  Christian  one.  The  second  research  penetrates  the  terrain of two paradigmatic debates, the Paris debate (1240), in which the Talmud is attacked, and the Barcelona debate (1263), where efforts are made to prove that the Jewish oral law admits, between the lines, the truth about Christ, serving as proof for the messiahship of Jesus and the victory of Christianity.