Do “lixo” ao luxo: um ensaio sobre a música de pós-produção nos almodramas

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Do “lixo” ao luxo: um ensaio sobre a música de pós-produção nos almodramas

Ano: 2010 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: MAIA, Guilherme
Autor Correspondente: MAIA, Guilherme | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, Música, Análise Fílmica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta a síntese dos resultados de um exercício analítico que investigou o modo como o diretor Pedro Almodóvar aplica a música de pós-produção1 em sua obra. Utilizando modelo metodológico adotado pelo Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA), foram analisados os dezessete longas-metragens de ficção dirigidos por Almodóvar entre 1980 e 2009, observando o modo como o diretor convoca e agencia os recursos musicais de pós-produção como estratégia de expressão cinematográfica.



Resumo Inglês:

This paper presents a synthesis of the results of an analytical exercise that investigated the way in which the director Pedro Almodóvar makes use of post-production music in his work. Applying the analytical model adopted in the Film Analysis Laboratory (Facom/UFBA), the seventeen fictional feature films directed by Almodóvar between 1980 and 2009 were analyzed, observing the way in which the director summons and employs the post production musical resources as a cinematographic expression strategy.