Dilemas da gestão democrática vistos a partir da análise de uma instituição participativa (Planos Diretores Municipais, PDs)

Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

Endereço:
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória - ES - CEP 29075-910 Prédio Bárbara Weinberg - Módulo I - Térreo, Sala 111
Vitória / ES
29060-290
Site: http://periodicos.ufes.br/cadecs/index
Telefone: 27 30252815
ISSN: 2318-6933
Editor Chefe: Paulo Magalhães Araújo
Início Publicação: 30/06/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Dilemas da gestão democrática vistos a partir da análise de uma instituição participativa (Planos Diretores Municipais, PDs)

Ano: 2016 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Pedro Célio Alves Borges, Genilda D'Arc Bernardes, Marcello Soldan Garbelim
Autor Correspondente: Pedro Célio Alves Borges | [email protected]

Palavras-chave: Planos diretores; Participação; Democracia; Goiânia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde a Constituição de 1988 os PDs integram as agendas dos movimentos por direitos à moradia, defesa ambiental e controle social sobre as tendências predatórias do capital, como objeto relevante para o conhecimento e a intervenção política que associam cidade e democracia. A literatura sobre as avaliações das primeiras experiências dos PDs destaca que o impacto democratizante dos PDs é parcialmente confirmado, com distintos significados: 1. os PDs tornam-se marco jurídico essencial para o combate às desigualdades nas grandes cidades; 2. apesar de incentivarem gestões participativas, eles cumprem função homologatória de políticas dos executivos, revelando natureza democrática inferior às dos OPs e dos Conselhos de Políticas Públicas; 3. nos PDs a clássica oposição entre tecnocracia e política atualiza-se. Ademais, as conclusões geradas nas três vertentes nem sempre resultam antagônicas. Neste trabalho abordamos os PDs como uma instância politicamente referida, com base em investigação de proposta de revisão do PD duas vezes encaminhada pela Prefeitura de Goiânia à Câmara de vereadores, em 2012 e 2013. A metodologia centra-se na abordagem qualitativa. O debate sobre seus conteúdos revelam as disputas entre interesses, discursos e recursos de legitimação – de empresários, líderes comunitários, ambientalistas e vereadores –, engendrados para influenciar as definições da política urbana na cidade.