Deuxième Scherzo, Op.14, de Clara Schumann

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Deuxième Scherzo, Op.14, de Clara Schumann

Ano: 2012 | Volume: 7 | Número: 9
Autores: Larissa de Abreu Galvão, Guilherme Sauerbronn de Barros
Autor Correspondente: Larissa de Abreu Galvão | [email protected]

Palavras-chave: composição musical, piano, Clara Schumann

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo originou-se do contato com a obra Deuxième Scherzo Op.14, de Clara Schumann (1819–1896). Compositora, professora e ilustre intérprete germânica do século XIX desenvolveu uma trajetória musical e profissional intensa obtendo alto grau de reconhecimento artístico, pelas suas composições e performances. A primeira parte do artigo expõe a biografia de Clara Schumann, embasada principalmente na obra de Eliana Monteiro da Silva (2011) “Clara Schumann: Compositora X Mulher de Compositor”. Em paralelo, abordamos a atitude de Clara como responsável pela editoração das obras de
Robert Schumann, a sua postura como concertista/intérprete musical e os seus ensinamentos. A segunda parte do artigo expõe o eixo central da pesquisa, que busca contextualizar o tema principal da peça Deuxième Scherzo pour le Pianoforte Op.14 (1841–1845), observando a trajetória e recorrência do mesmo tema no Lied Op. 12 n.2 “Er ist Gekommen in Sturm und Regen” (1841), escrito em co-autoria pelo casal Schumann, e na “Sonate für Klavier, g-moll” (1841–42).



Resumo Inglês:

This article originated from the contact with the work Deuxième Scherzo Op.14, from Clara Schumann (1819–1896). Composer, teacher and renowned German performer in the nineteenth century, developed an intense professional musical career and high degree of artistic recognition, for his compositions and performances. The first part of the paper explains the biography of Clara Schumann, based mainly on the work of Eliana Monteiro da Silva (2011) “Clara Schumann: Composer X Composer’s Wife”. In parallel, we discuss the attitude of Clara as Publisher of the works of Robert Schumann, her attitude as a concert / musical performer and her teachings. The second part of the article exposes the central axis of the survey, seeking to contextualize the main theme of the piece Deuxième Scherzo pour le Pianoforte Op.14 (1841–1845), observing the trajectory and recurrence of the same theme in Lied Op.12 n.2 “Er ist Gekommen in Sturm und Regen” (1841), written co-authored by the couple Schumann, and “Sonate für Klavier, g-moll” (1841–42).