Deus, Pátria e Família: Integralismo e Catolicismo em Belo Horizonte

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ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

Deus, Pátria e Família: Integralismo e Catolicismo em Belo Horizonte

Ano: 2010 | Volume: 8 | Número: 16
Autores: Leandro Ratton Pires da Silva
Autor Correspondente: Leandro Ratton Pires da Silva | [email protected]

Palavras-chave: integralismo, catolicismo, nacionalismo, história do brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Fundada por Plínio Salgado em 1932, a Ação Integralista Brasileira nasceu oficialmente
com a publicação do Manifesto de Outubro, documento onde foram apresentados os
princípios gerais do integralismo. Adotando como lema Deus, Pátria e Família, o
movimento ultranacionalista buscou construir uma nova civilização e um novo homem,
criando uma unidade de pensamento. Os integralistas se identificavam como os soldados de
Deus e da pátria em defesa dos bons costumes, das tradições genuinamente nacionais e das
raízes cristãs da sociedade. O objetivo declarado de instaurar uma ordem social harmônica,
reforçando os princípios de autoridade, hierarquia e disciplina se aproximavam dos valores
defendidos pelo catolicismo militante, apologético e centralizador que caracterizou os anos
1930. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é o de investigar as relações entre
integralismo e catolicismo em Belo Horizonte por meio das informações coletadas na
imprensa católica do período. Foram selecionados os periódicos O Lutador, O
Horizonte e O Diário, veículos que tiveram ampla circulação no ambiente católico belohorizontino
da década de 1930. Ao mesmo tempo, esta pesquisa analisou dois pontos no
pensamento de Plínio Salgado: a referência aos ensinamentos da Igreja Católica, incluindo
elementos da Doutrina Social da Igreja e a presença de uma espécie de mística nacionalista,
cujos indícios podem ser vislumbrados no seu discurso doutrinário. Todos esses elementos,
agregados ao combate do comunismo, forjaram um canal de aproximação entre integralistas
e católicos. Belo Horizonte, “fortaleza do catolicismo” mineiro, se tornou um palcoprivilegiado para a atuação dos agentes históricos integralistas na consolidação de seu
ideário.



Resumo Inglês:

The Brazilian Integralist Action was founded by Plínio Salgado in 1932; it was born,
officially, with the October Manifest publishing, document where the general principles of
integralism were presented. It adopting God, Fatherland and Family as motto, this
ultranationalist movement sought to build a new civilization and a new man, creating an
unit of thinking. The integralists identify themselves like the God and fatherland soldiers in
defense of good customs, of the traditions, genuinely nationals, and of the Christian roots of
the society. The declared objective, of to establishing a harmonic social order, it reinforcing
the authority, hierarchy and discipline principles, approaches of the values defended by
militant, apologetic and able to centralize Catholicism, which characterized the 1930s.
Thus, the main objective of the research is to investigate the relations among integralism
and catholicism in Belo Horizonte City through the information collected in the catholic
press from the period. The journals O Lutador, O Horizonte and O Diário were selected,
which had large circulation in the catholic environment from Belo Horizonte of the decade
from 1930. In the same time, this research analyzed two points in the Plínio Salgado
thinking: the references to the teachings of the Catholic Church, including elements from
the Social Doctrine of the Church and the presence of a specie of nationalist mystic, whose
evidences can be glimpsed on its doctrinaire discuss. All of these elements, aggregated to
the fight against communism, forged a channel of approach among integralists and
Catholics. Belo Horizonte, fortress of the catholicism from Minas Gerais, was a privileged
stage for the actuation of the integralists historical agents on the consolidation of its
conception of the man and of the society.