Destinos sem grandeza: a trajetória trágica das mulheres em Memórias Póstumas de Brás Cubas

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Destinos sem grandeza: a trajetória trágica das mulheres em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 14
Autores: E. N. S. O. Gomes; F. A. de Barros
Autor Correspondente: E. N. S. O. Gomes; F. A. de Barros | [email protected]

Palavras-chave: Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Tragicidade, Personagens femininas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho visa discutir o lugar trágico feminino retratado na obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Busca-se, através da análise, empreender uma discussão acerca da figura feminina enclausurada nos (des)caminhos do século XIX, restritos ao lar e dependentes da figura masculina. Machado de Assis, na obra estudada, mostra a figura feminina pelas lentes de seu século, entretanto, fornece o retrato de mulheres que têm vontades e desejos. Para os estudos machadianos foram utilizados os estudos de Barbosa (1989), Bosi (2006 e 2017) e Zolin (1994) entre outros. Como suporte para os conceitos da tragicidade recorremos a Vernant (1999) e Most (2001). Através da crítica tecida por Machado, tem-se uma noção da delimitação dos espaços permitidos e das possibilidades restritas ao corpo feminino. Marcela, Eugênia, Virgília e Eulália representam mulheres que se dirigem ao casamento e ao lar de diferentes maneiras. Suas vidas são o resultado de um pensamento cultural imbuído da ideia de que, à mulher, está reservado um único papel, o de esposa e mãe. Em nossa leitura, Machado aponta para os “destinos sem grandeza”, indicando uma tragicidade baseada na incompatibilidade entre homem e mundo, aspecto que fundamenta a existência humana.



Resumo Inglês:

The present study aims to discuss the tragic feminine place as shown in the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) by Machado de Assis. Through the analysis, the feminine figure in the XIX century is briefly discussed, since restricted to the home and dependent of the masculine figure. Machado de Assis depicts this woman through the lenses of his century, but shows his reader a women who have will and desires. In the field of the studies of the author, Barbosa (1989), Bosi (2006 e 2017) and Zolin (1994) were used. Theoretical support for the matters of the tragic were found in Vernant (1999), Pereira (2009) and Most (2001). Through Machado’s criticism, the limitations and possibilities of the feminine body are brought into light. Marcela, Eugênia, Virgília and Eulália represent women who connect themselves differently to marriage and home. Their lives are the result of a cultural thought impregnated with the idea that, to woman, only one role is assigned, and that is the role of a wife and mother. In our reading, the author points out destinies without grandeur, highlighting the tragic aspects of the social frame, also based in the incompatibility between man and world, which underlies human existence.