Desrazão & ludicidade em Nelson Rodrigues, Campos de Carvalho e Guimarães Rosa

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ISSN: 16767640
Editor Chefe: Marieta Pinheiro de Carvalho
Início Publicação: 31/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Desrazão & ludicidade em Nelson Rodrigues, Campos de Carvalho e Guimarães Rosa

Ano: 2016 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Norma Côrtes
Autor Correspondente: Norma Côrtes | [email protected]

Palavras-chave: Cultura e sociedade, Brasil, Anos 1960, Dramaturgia, Literatura, Jogo, Humor

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em A Falecida, Nelson Rodrigues construiu um universo imagético de delírio e brincadeiras que pavimentou a aceitação social de uma nova sensibilidade estética marcada por desrazão & ludicidade. A mesma sensibilidade apareceu nas últimas obras de Campos de Carvalho e em Guimarães Rosa. Com fortes acentos lúdico-humorísticos, tais obras são fragmentadas, esgarçam os limites da linguagem e, tal como na poesia, exploram apelos sonoros numa cadência (dis)rítmica/cacofônica apresentando o mundo (ficcional) em estado de pura desordem. Não obstante suas diferentes temáticas, tais semelhanças formais expressam os esforços poéticos de rompimento com padrões racionalistas da verossimilhança realista — o que envolve o estabelecimento de novo acordo societal acerca do estatuto da arte e revela os termos constituintes do “regime de prazeres” vigente na sociedade brasileira dos anos 1960.



Resumo Inglês:

Nelson Rodrigues built a imagistic delirium universe that paved the social acceptance of a new aesthetic sensibility marked by unreason & play-elements. The same sensitivity appeared in the last works of Campos de Carvalho and Guimarães Rosa. With strong ludic and humorous accents, such works are fragmented, fray the boundaries of language and, as in poetry, explore sound appeals in cadence (dis) rhythmic / cacophonous presenting the world (fictional) in a state of pure disorder. Despite their different themes, such formal similarities express the poetic efforts to break with rationalist standards of realistic verisimilitude, which involves the establishment of new societal agreement on the art status and reveals the constituent terms of the current “pleasures regime” in Brazilian society of 1960.