Design thinking no contexto do projeto editorial: contribuições instrumentais

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Design thinking no contexto do projeto editorial: contribuições instrumentais

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 21
Autores: Maíra Woloszyn, Maurício Elias Dick, Berenice Santos Gonçalves, Francisco Antonio Pereira Fialho
Autor Correspondente: Maíra Woloszyn | [email protected]

Palavras-chave: design thinking, design editorial, ferramentas, compreensão do usuário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O projeto de livros, revistas e outros produtos editoriais se inicia a partir de um conceito que deve levar em conta o público-alvo, suas preferências, necessidades e restrições, além de apresentar um design adequado ao leitor, às editoras e ao mercado. Ainda, diante da emergência de novas formas digitais de publicação – como livros e revistas digitais para dispositivos móveis – o sistema editorial se amplia e evidencia a necessidade de estudos mais atentos aos usuários, seus hábitos e sua relação com a tecnologia. Dado este contexto, o entendimento do público se mostra essencial para o desenvolvimento de produtos editoriais. Nessa perspectiva, o Design Thinking – uma abordagem de projeto que auxilia os designers na solução de problemas – pode vir a contribuir para a prática do Design Editorial a partir do uso de seus métodos e técnicas. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo identificar ferramentas do Design Thinking que contribuam para a compreensão do usuário no contexto do projeto editorial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um levantamento de ferramentas e métodos do Design Thinking encontrados na literatura. Posteriormente, executou-se o agrupamento e a categorização dos achados, culminando na seleção dos instrumentos pertinentes ao escopo do estudo. Como resultado, nove ferramentas foram identificadas e apresentadas neste artigo, a saber: “A mente do principiante”, “Um dia na vida”, “Autodocumentação do usuário”, “Sessões generativas”, “Sombra”, “Mapa de empatia”, “Usuários extremos”, “Jornada do usuário” e “Personas”. Por fim, foi possível inferir que o Design Thinking se mostra útil para o estudo aprofundado dos usuários também no desenvolvimento de produtos editoriais, contribuindo para a renovação, inovação e criação de valor no campo do Design Editorial.



Resumo Inglês:

The design of books, magazines and other editorial products starts from a concept that must take into account the target audience, its preferences, needs and constraints, in addition to a suitable design to the reader, publishers and the market. Given the emergence of new digital forms of publication – such as books and digital magazines for mobile devices – the editorial system expands and highlights the need for
more careful studies of users, their habits and their relationship with technology. Facing this context, the public's understanding becomes essential for the development of editorial products. In this perspective,
the Design Thinking – an approach that helps designers in solving problems – can contribute to the practice of Editorial Design from the use of its methods and techniques. Thus, this research aims to identify tools of Design Thinking that contribute to user research in the context of the editorial project. Therefore, a literature search was carried out, followed by a collection of Design Thinking tools and methods found in the literature. Later, a grouping and a categorization of the findings were executed, culminating in the selection of relevant instruments to the scope of this study. As a result, nine tools were identified and presented in this article, namely: "Assume a beginner's mindset", "A day in the life", "User self-documenting", "Generative sessions", "User shadowing", "Empathy map" "Extreme users", "User journey mapping" and "Personas". Finally, it was possible to infer that Design Thinking is useful for in-depth study of the users also in the development of editorial products, contributing to the renewal, innovation and value creation in Editorial Design.