Design, bordado e resistência: entre Zuzu Angel e Linhas de Sampa
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Design, bordado e resistência: entre Zuzu Angel e Linhas de Sampa
Autor Correspondente: F. N. Cintra | [email protected]
Palavras-chave: moda, designers, Angel Zuzu 1921-1976, bordado, resistência na arte, política na arte,
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo traz os resultados de uma dissertação de Mestrado que aborda um percurso investigativo sobre os conceitos de traje de oposição e bordado de oposição, por meio de aproximações entre os campos do design de moda e da política. Além de uma tomada histórica, são elencadas significativas mudanças nos modos de vida ocorridas na segunda metade do século XX, em articulação com roupas e bordados. Nesse contexto, o conceito de resistência é delineado na produção de subjetividade contemporânea pela abordagem de trajes e de bordados apresentados em dois estudos de caso. O primeiro deles é uma coleção de roupas da designer de moda mineira Zuzu Angel, criada no ano de 1971 em meio à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O segundo, inserido no cenário político da última década (2010-2020), analisa panfletos bordados do Coletivo paulistano Linhas de Sampa. A pesquisa enfoca as potências do traje e do bordado de oposição como fatores narrativos dissonantes, que criam espaços expressivos questionadores da hegemonia social, no sentido de ampliar as articulações entre os campos do design e da política.
Resumo Inglês:
This article presents the results of a master’s dissertation that approaches an investigative path on the concepts of oppositional dress and oppositional embroidery, through approaches between the fields of fashion design and politics. In addition to a historical take, significant changes in ways of life are listed, which occurred in the second half of the 20th century in conjunction with clothing and embroidery. In this context, the concept of resistance is outlined in the production of contemporary subjectivity, from the approach of costumes and embroidery presented in two case studies. The first is a collection of clothing by the fashion designer from Minas Gerais, Zuzu Angel, created in 1971 during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). The second, inserted in the political scenario of the last decade (2010-2020), analyzes the embroidered pamphlets of the São Paulo collective Linhas de Sampa, carried out in the last two years. The research focuses on the powers of the oppositional dress and embroidery as dissonant narrative factors, which create expressive spaces that question social hegemony for expanding the articulations between the fields of design and politics.