DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE COMPUTADOR PARA INTERAÇÃO ENTRE UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA VISUAL E OUTRA NÃO PORTADORA

Colloquium Vitae

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ISSN: 19846436
Editor Chefe: Rogéria Keller e Juliane Avansini Marsicano
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE COMPUTADOR PARA INTERAÇÃO ENTRE UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA VISUAL E OUTRA NÃO PORTADORA

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Pablo Ikeda, Mário Augusto Pazoti
Autor Correspondente: Mário Augusto Pazoti | [email protected]

Palavras-chave: deficiência visual, jogo para computador, game engine

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de computador que permite a interação
entre dois usuários, sendo um destes portador de deficiência visual, que será guiado por meio de
avisos sonoros. De acordo com o censo de 2000 do IBGE, cerca de 10% da população possui
deficiência visual completa ou parcial. Não há disponíveis muitas ferramentas que permitam tal
interação. Para o desenvolvimento deste jogo foram utilizadas ferramentas gratuitas como Blender3D
e Audacity. O resultado do trabalho desenvolvido foi bastante satisfatório e ressalta o interesse e a
necessidade de programas de entretenimento que permitam interação entre pessoas com limitações
distintas. Vale ressaltar que um dos maiores desafios na implementação advém do fato de
programadores não dispor da sensibilidade auditiva, como os portadores de deficiência visual
dispõem, tornando relevante a participação destes durante todo o processo.



Resumo Inglês:

This paper presents the development of a computer game that allows interaction between two users,
one of them visually impaired, to be guided by sound alerts. According to the IBGE census of 2000,
about 10% of the population has complete or partial visual impairment. There are not many tools
available that allow such interaction. To develop this game we have used free tools like Audacity and
Blender3D. The result of the work was very satisfactory and highlights the interest and need for
entertainment programs that allow interaction between people with distinct limitations. It is noteworthy that one of the greatest challenges in implementation stems from the fact that programmers do not have auditory sensitivity, such as blind people have, making it relevant to their participation throughout the process.