(Des)configurações Imagéticas: das Sombras do Exotismo Cultural à Invenção do Brasil

Afros & Amazônicos

Endereço:
Avenida Presidente Dutra - Campus José Ribeiro Filho - BR 364, Km 9,5
Porto Velho / RO
76801-059
Site: https://www.periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/index
Telefone: (69) 9285-2787
ISSN: 2675-6862
Editor Chefe: Rogério Sávio Link
Início Publicação: 24/09/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

(Des)configurações Imagéticas: das Sombras do Exotismo Cultural à Invenção do Brasil

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: William de Lima Maia, Tatiane Zilah de Castro
Autor Correspondente: William de Lima Maia | [email protected]

Palavras-chave: Jean Paul Delfno, Corcovado, Representações, Estereótipos, Clichês

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo objetiva discutir algumas das representações dos elementos culturais e sociais do Brasil, presentes no romance Corcovado. Trata-se de uma obra contemporânea, ambientada na cidade do Rio de Janeiro, do início do século XX, cuja narrativa evoca importantes representações da época, tais como: o samba, o Candomblé, a culinária, e o papel social reservado ao ameríndio, e a mulher negra, na trama ficcional. A análise, a seguir, busca refletir como essas representações culturais e sociais inseridas na obra, revisitam a historiografia do século XVI, e ressurgem na contemporaneidade, gerando estranhamentos, em relação à manutenção do exotismo na representação do natural brasileiro, ou ainda, quando reifica as representações atreladas ao universo da mulher negra, na obra, cujas imagens, permanecem descritas através das lentes dos estereótipos e dos clichês. Para este trabalho, foram utilizadas além do romance em analise, uma revisão bibliográfica-documental específica sobre o tema. 



Resumo Francês:

Cet article vise à discuter de certaines des représentations des éléments culturels et sociaux du Brésil, présentes dans le roman Corcovado. Il s’agit d’une œuvre contemporaine, située dans la ville de Rio de Janeiro, du début du XXe siècle, dont le récit évoque d’importantes représentations de l’époque, telles que: la samba, le candomblé, la cuisine, et le rôle social réservé aux amérindiens, et la femme noire, dans l’intrigue fctive. L’analyse cherche ensuite à refléchir comment ces représentations culturelles et sociales s’insèrent dans l’œuvre, revisitent l’historiographie du XVIe siècle, et resurgissent à l’époque contemporaine, générant de l’étrangeté, en relation avec le maintien de l’exotisme dans la représentation du naturel brésilien, ou même, quand il réife les représentations liées à l’univers de la femme noire, dans l’œuvre, dont les images, restent décrites à travers le prisme des stéréotypes et des clichés. Pour ce travail, en plus du roman en cours d’analyse, une revue bibliographique et documentaire spécifque sur le thème a été utilisée.