Revista Ideação

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ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

DESCARTES, HEIDEGGER, A COMPREENSÃO DE HOMEM E A QUESTÃO DO TEMPO FUTURO

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 37
Autores: DANTE CARVALHO TARGA, FABRÍCIO FONSECA MACHADO
Autor Correspondente: DANTE CARVALHO TARGA | [email protected]

Palavras-chave: Descartes, Heidegger, Homem, Tempo, Futuro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, pretendemos investigar o problema da compreensão de homem e a sua relação com o tempo, sobretudo o futuro, a partir das perspectivas de Descartes e Heidegger. Ao conceber o sujeito como pensante, René Descartes instituiu a metafísica da subjetividade e a primazia da razão para a interpretação do homem. Na sua esteira, surgiu a sociedade cientificista, altamente especializada, que corrompeu a noção de ser. Por essa concepção, o tempo não passa de uma sucessão de eventos, da ordem mensurável do movimento. Sucede, todavia, que a caracterização do tempo como mera sequência de fatos, um após o outro, encobre a possibilidade de significância do agora e afasta o homem do seu ser genuíno. Na visão de Heidegger, é preciso entender o tempo como determinante da estrutura primordial do ser e sopesar precipuamente o porvir para o desvelamento da sua mais correta hermenêutica



Resumo Inglês:

In this article, we investigate the problem of the human condition and its relationship with time, especially the future, from the perspective of Descartes and Heidegger. When designing the subject as a thinking, René Descartes established the metaphysics of subjectivity and the primacy of the reason for the interpretation of man. In its wake came the scientistic society, highly specialized, which corrupted the notion of being. For this design, the time is just a succession of events, measurable movement order. It happens, however, that the characterization of time as a mere sequence of events, one after the other, covers the possibility of the significance far and away the man of your being genuine. In Heidegger's view, one must understand the time as determining the primary structure of the primarily and weigh the future for the unveiling of its more correct hermeneutics.