Desarrollo rural para horticultores bonaerenses. El caso del programa “Cambio Rural INTA” en el partido del Pilar (provincia de Buenos Aires, Argentina)

Campos Revista de Antropologia Social

Endereço:
Rua General Carneiro, 460 - 6º andar
Curitiba / PR
0
Site: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos
Telefone: (41) 3360 5272
ISSN: 15195538
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/05/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Desarrollo rural para horticultores bonaerenses. El caso del programa “Cambio Rural INTA” en el partido del Pilar (provincia de Buenos Aires, Argentina)

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 2

Palavras-chave: Antropologia rural; políticas governamentais de desenvolvimento; horticultura; Buenos Aires.

Resumos Cadastrados

Resumo Espanhol:

O presente trabalho analisa a constituição de intervenções na produção hortícola bonaerense. Tentamos identificar enfoques de desenvolvimento rural e a forma como estes influem nas mudanças de produção, no caso do programa Câmbio Rural do INTA no partido de El Pilar, cujos produtores demandam ações institucionais diferentes das implementadas em outras regiões do país, em função de suas particularidades históricas e das especificidades de suas estratégias produtivas. Analisamos, igualmente, as possibilidades de sustentabilidade dessa intervenção, em função do modelo de gestão implementado. Usamos uma metodologia qualitativa através da realização de trabalho de campo etnográfico. Considerando os horticultores como sujeitos centrais da intervenção, sua trajetória e a cobertura das ações em termos da quantidade de população atingida são uma fonte de legitimação dos discursos e das visões dos órgãos estatais envolvidos. A participação dos produtores fortalece a tomada de decisões “de baixo” num modelo de desenvolvimento focado na inclusão dos produtores, acrescentando-se assistência técnica e contenção social.