Desafios contemporâneos para a antropologia no Brasil: Sinais de uma nova tradição etnográfica e de uma relação distinta com os seus “outros”

Revista Mundaú

Endereço:
Avenida Lourival Melo Mota - S/n - Tabuleiro do Martins
Maceió / AL
57072-900
Site: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau
Telefone: (82) 3214-1322
ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Desafios contemporâneos para a antropologia no Brasil: Sinais de uma nova tradição etnográfica e de uma relação distinta com os seus “outros”

Ano: 2018 | Volume: 0 | Número: 4
Autores: João Pacheco de Oliveira
Autor Correspondente: João Pacheco de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Antropologia do Conhecimento; Tradições Etnográficas; Antropologias Periféricas; Reflexividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nas antropologias hegemônicas o desafio para o pensamento crítico é romper com o exotismo e ter capacidade de compreender as práticas e a vida cotidiana. Para os antropólogos brasileiros se impõe além disso uma atenção especial à dimensão reflexiva e as condições sociais de produção de conhecimento. O pesquisador não pode jamais imaginar-se como um sujeito radicalmente exterior às disputas e classificações sociais, supondo haver feito tabula rasa das múltiplas representações e interesses que estão em torno de sua etnografia. A produção científica precisa ser analisada não por meio de auto-representações engendradas a partir da importação descontextualizada de conhecimentos, mas sim através de uma análise minuciosa das práticas concretas de investigação postas em prática, dos resultados obtidos e buscando tomar consciência do campo de possibilidades em que se movimenta e de seus limites. Pensar as tradições etnográficas de maneira plural, como resultado de uma autoconsciência progressiva quanto à eficácia, limites e singularidade dessas práticas específicas de investigação, pode representar uma forma positiva e criativa de frepensar a história e as perspectivas dessa disciplina. P



Resumo Inglês:

In hegemonic anthropologies, the challenge for critical thinking is to break with exoticism and understand the practices of everyday life. For Brazilian anthropologists, special attention is also given to the reflexive dimension and social conditions of knowledge production. The researcher can never imagine himself as a subject radically foreign to social disputes and classifications and make a clean sweep of the multiple representations and interests that surround his ethnography. The scientific production needs to be analyzed not by means of the self-representations generated from the decontextualized import of knowledge, but through a careful analysis of the concrete research practices, the results produced and trying to be aware of the field of possibilities and its limits. Thinking about ethnographic traditions in a plural way, as a result of a progressive self-consciousness regarding the effectiveness, limits and singularity of specific research practices, can represent a positive and creative way to rethink the history and perspectives of the discipline.



Resumo Espanhol:

En las antropologías hegemónicas el desafío para el pensamiento crítico es romper con el exotismo y comprender lo cotidiano. Para los antropólogos brasilenõs se impone además una atención especial a la dimensión reflexiva y a las condiciones sociales de la producción de conocimientos . El investigador no puede jamás imaginarse como un sujeto radicalmente extraño a las disputas y clasificaciones sociales y hacer tabla rasa de las múltiples representaciones e intereses que rodean su etnografía. La produción científica precisa ser analizada no por medio de las auto-representaciones engendradas a partir de la importación descontextualizada de conocimientos, sino a través de un análisis cuidadoso de las prácticas concretas de investigación, de los resultados producidos y procurando tomar conciencia del campo de posibilidades y de sus límites. Pensar las tradiciones etnográficas de manera plural, como resultado de una autoconciencia progresiva en cuanto a la eficacia, limites y singularidad de prácticas específicas de investigación, puede representar una forma positiva y creativa para repensar la historia y las perspectivas de la disciplina.



Resumo Francês:

Dans les anthropologies hégémoniques, le défi pour la pensée critique est de rompre avec l'exotisme et de mieux comprendre les pratiques et la vie quotidienne. Pour les anthropologues brésiliens, une attention particulière est accordée à la dimension réflexive et aux conditions sociales de la production du savoir. Le chercheur ne peut jamais s'imaginer en tant que sujet radicalement en dehors des conflits et des classifications sociales, à supposer qu'il soit invisible pour les multiples représentations et intérêts qui entourent son ethnographie. La production scientifique doit être analysée non par des autoreprésentations engendrées par l'importation décontextualisée des connaissances, mais par une analyse approfondie des pratiques de recherche concrètes mises en pratique, des résultats obtenus et en prenant conscience du champ des possibles dans lequel il s´inscrit. Penser les traditions ethnographiques d'une manière plurielle, en raison de la conscience de soi progressive quant à l'efficacité, aux limites et à l'unicité de ces pratiques de recherche particulières, peut représenter une manière positive et créative d´aborder l'histoire et les perspectives de cette discipline.