Deleuze, bergsonismo e o cinema como um mundo

Revista Ecos - Estudos Contemporâneos da Subjetividade

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ISSN: 2237-941X
Editor Chefe: Leonardo Pinto de Almeida
Início Publicação: 30/11/2011
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Psicologia

Deleuze, bergsonismo e o cinema como um mundo

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Kleber Lopes, Jameson Thiago Faria Silva, Tatiane de Andrade
Autor Correspondente: Kleber Lopes | [email protected]

Palavras-chave: cinema, imagem-movimento, montagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A crise da psicologia se dá quando torna-se impossível manter o dualismo entre as imagens (consciência) e os movimentos (espaço). Henri Bergson subverte a força dessa crise ao propor teses sobre o movimento, usadas por Gilles Deleuze para pensar o cinema. Deleuze constrói uma taxonomia das imagens ao usar o cinema para colocar novos pontos de vista sobre tal problemática. Propõe a noção de plano de imanência e distingue, com o bergsonismo, os aspectos materiais da subjetividade, fazendo a montagem cinematográfica equivaler ao agenciamento das imagens-movimento. Apresenta, desse modo, o cinema como um mundo.