De Revert Henry Klumb a Guilherme Antonio dos Santos: O Rio de Janeiro em 100 anos de fotografia estereoscópica (1850-1950)

Revista Maracanan

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ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

De Revert Henry Klumb a Guilherme Antonio dos Santos: O Rio de Janeiro em 100 anos de fotografia estereoscópica (1850-1950)

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Maria Isabela Mendonça dos Santos
Autor Correspondente: Maria Isabela Mendonça dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Estereoscopia; Fotografia Estereoscópica, Rio de Janeiro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca apresentar um panorama da história da estereoscopia e do seu desenvolvimento no Brasil, tomando como fio condutor os fotógrafos profissionais e amadores que se utilizaram da técnica para representar a cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1850 até a década de 1950. Inventado no Reino Unido na década de 1830 e distribuído comercialmente a partir da década de 1850, o estereoscópio consistiu numa das formas mais populares de visualização de imagens fotográficas entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Entendendo que a técnica tem suas especificidades, buscamos compreender como a estereoscopia atuou na educação do olhar dos observadores brasileiros.



Resumo Inglês:

This paper presents an overview of the history of stereoscopy and its development in Brazil, conducted by the professional and amateur photographers who used the technique to represent the city of Rio de Janeiro from the 1850s until the 1950s. Invented in the United Kingdom in the 1830s and commercially distributed by the 1850s, the stereoscope was one of the most popular ways of viewing photographic images between the second half of the nineteenth century and the first half of the twentieth century. Considering the technique in its specificities, we seek to understand how stereoscopy acted in the education of the gaze of Brazilian observers.