De “Dentro do bosque” a Rashomon: história, literatura e cinema
Artcultura
De “Dentro do bosque” a Rashomon: história, literatura e cinema
Autor Correspondente: Adriano Luiz Duarte | [email protected]
Palavras-chave: história; literatura; sociedade e cinema.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este texto procura refletir sobre a articulação entre cinema e literatura. Para isso, parte do filme Rashomon (1951), no qual Akira Kurosawa colocou em diálogo os contos “Dentro do bosque†(1921) e “Rashomon†(1915), de Ryunosuke Akutagawa – inspirados, por sua vez, em duas breves narrativas do século XII, “Sobre o ladrão que vê cadáveres no portal Raseimon†e “Do homem que acompanhava a mulher para a terra de Tanba e foi amarrado na mata de Ooeâ€, compilados sob o tÃtulo de Konjaku Monogatarishu
Resumo Inglês:
This paper aims at connecting cinema and literature, following the social-history perspective. In order to achieve this goal, the paper analyzes the movie Rashomon (1951), in which Akira Kurosawa proposes a dialogue between the short stories “In a groove†(1921) and “Rashomon†(1915), written by Ryunosuke Akutagawa, who found inspiration in the short stories, “The tale of a thief who ascended to the upper floor of Rajomon Gate†and saw a corpse and “The tale of the man who was escorting his wife to Tanba and was tied up in the woods of Ooeâ€, both compiled in the 12th century collection of tales entitled Konjaku Monogatarishu