Das matrizes documentais à memória no futuro

Tríade:

Endereço:
Rodovia Raposo Tavares, km 92,5 - Vila Artura
Sorocaba / SP
18023-000
Site: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/index
Telefone: (15) 2101-7008
ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Das matrizes documentais à memória no futuro

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 19
Autores: D. C. Araújo
Autor Correspondente: D. C. Araújo | [email protected]

Palavras-chave: Matrizes. Imagem-memória. Imagem-homenagem. Subjetividade. Futuro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo é parte final de minha pesquisa sobre a trajetória dos diários confessionais e autorretratos desde o período do Renascimento até documentários autobiográficos e biopics atuais, e também reflete a pesquisa de meu pós-doutorado sobre éticas e estéticas em imagens das ditaduras. Esta parte do estudo desenvolve dois conceitos: o da imagem-memória e o da imagem-homenagem. O objetivo central é sugerir que documentários poderão ser, no futuro, a memória do passado. O corpus é formado pelo biopic David Lynch, A Vida de um Artista (2016) e pelo autobiográfico Dor e Gloria (2019). A metodologia é baseada no método histórico-dialético de Gadamer. O referencial teórico inclui conceitos de memória de Halbwachs, Sarlo, Le Goff, Ricoeur, Pollak e Nora, além do conceito de desconstrução de Derrida, dos estudos de Arlindo Machado, Nichols e Penafria sobre documentário e subjetividade, e de Bellour e Lebow sobre o eu ficcional/documental.



Resumo Inglês:

This study is the final part of my research about the trajectory of confessional diaries and (auto) portraits since Renaissance up to nowadays biopics and autobiographical documentaries, and also refers to my post-doctorate about ethics and aesthetics in dictatorships images. This part of the study develops two concepts: memory-image and tribute-image. The mais objective is to suggest that documentaries can be, in future times, a memory of the past. The corpus includes the biopic David Lynch, The Art Life (2016) and Pain and Glory (2019). The methodology is based on the dialectic-historian method of Gadamer. The theoretical references include concepts of memory by Halbwachs, Sarlo, Le Goff, Pollak and Nora, and also Derrida's deconstruction concept, studies by Arlindo Machado, Nichols and Penafria about documentary and subjectivity, and Bellour´s and Lebow´s fictional/documental.



Resumo Espanhol:

Este estudio es una parte final de mi investigación sobre la trayectoria de los diarios confesionales y autorretratos desde el período del Renacimiento hasta los documentales autobiográficos y biopics actuales, y también refleja mi investigación postdoctoral sobre ética y estética en imágenes de dictaduras. Esta parte del estudio desarrolla dos conceptos: la imagen-memoria y la imagen-tributo. El objetivo principal es sugerir que los documentales pueden, en el futuro, ser la memoria del pasado. El corpus está formado por el biopic David Lynch, La vida de un artista (2016) y la autobiográfica Dor e Glória (2019). La metodología se basa en el método histórico-dialéctico de Gadamer. El marco teórico incluye conceptos de memoria de Halbwachs, Sarlo, Le Goff, Ricoeur, Pollak y Nora, además del concepto de deconstrucción de Derrida, los estudios de Arlindo Machado, Nichols y Penafria sobre documental y subjetividad, y Bellour y Lebow sobre el yo de ficción/documental.