DAS (IM)POSSIBILIDADES DO CORPO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MODA SOBRE O CORPO PLUS SIZE

UniLetras

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ISSN: 1983-3431
Editor Chefe: Marly Catarina Soares, Márcia Cristina do Carmo
Início Publicação: 30/04/1979
Periodicidade: Semestral

DAS (IM)POSSIBILIDADES DO CORPO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MODA SOBRE O CORPO PLUS SIZE

Ano: 2020 | Volume: 42 | Número: Não se aplica
Autores: Pâmela Tavares de Carvalho, Luciana Carmona Garcia Manzano
Autor Correspondente: Pâmela Tavares de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Dispositivo, moda, corpo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe, a partir do método arquegenealógico engendrado por Michel Foucault, observar a moda como uma fabricação histórica que incide sobre os corpos e, mais especialmente, sobre o corpo gordo. De início, contextualizar-se-ão as mais imediatas manifestações de poder que, atravessadas pelo corpo, pela história e pela moda, produzem o próprio sujeito. Em seguida, procuramos demonstrar como o corpo tem sido aquilo pelo que se luta em diferentes momentos históricos. O conceito de dispositivo é tomado como ponto central na investigação dos indícios deixados na superfície histórica do discurso da moda na sociedade moderna. O material para o qual se volta nosso olhar analítico, na composição deste texto, é formado de duas publicações da revista Moda Moldes Especial Plus Size, que se inscrevem em um conjunto de práticas modelares sobre o corpo, colocando em discussão os modos de subjetivação da mulher gorda no espaço da moda.



Resumo Inglês:

The present work proposes, based on the archegenealogical method devised by Michel Foucault, to observe fashion as a historical fabrication that affects bodies and, more especially, fat bodies. Initially, we will contextualize the most immediate manifestations of power that, crossed by the body, history and fashion, produce the subject himself/herself. Then, we try to demonstrate how the body has been what it is fighting for at different historical moments. The concept of device is taken as a central point in the investigation of the evidence left on the historical surface of the fashion discourse in modern society. The material to which our analytical gaze is  directed, in the composition of this text, consists of two publications from the Moda Moldes Especial Plus Size magazine, which are part of a set of model practices on the body, putting into question the modes of subjectification of the fat woman in the fashion space.