Dalton Trevisan, João Antônio e Rubem Fonseca: expressões de violência e escatologia no conto brasileiro

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Dalton Trevisan, João Antônio e Rubem Fonseca: expressões de violência e escatologia no conto brasileiro

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Valdemar Valente Junior
Autor Correspondente: Valdemar Valente Junior | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa brasileira, violência, escatologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo identificar elementos da violência e da escatologia nos contos de Dalton Trevisan, João Antônio e Rubem Fonseca como termos específicos que decorrem do processo de industrialização do pós-guerra e da sequente implantação da ditadura militar no país. Nesse sentido, o descontrole que se verifica em razão do crescimento urbano contribui para que as várias manifestações da contravenção e da criminalidade se ampliem em dimensão inimaginável. Isso habilita os contos escolhidos para efeito deste artigo a funcionarem como representações que identificam um universo da desordem, do sadismo e violência. Assim, A velha querida, de Dalton Trevisan, Leão-de-chácara, de João Antônio, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, podem funcionar como reco rtes da escatologia que busca afrontar o sistema político e identificar seus descaminhos como única ferramenta à disposição desses escritores.



Resumo Inglês:

This article aims to identify elements of violence and eschatology in the tales of Dalton Trevisan, João Antônio and Rubem Fonseca as specific terms that stem from the industrialization process of the post-war and the subsequent implementation of the military dictatorship in the country. In this sense, the lack of control that occurs due to urban growth contributes to the various manifestations of misdemeanor and criminality to expand in an unimaginable dimension. This enables the stories chosen for the purpose of this article to function as representations that identify a universe of disorder, sadism, and violence. Thus, A velha querida, by Dalton Trevisan, Leão-de- chácara, by João Antônio, and Feliz Ano Novo, by Rubem Fonseca, can function as excerpts from the eschatology that seeks to confront the political system and identify its deviations as the only tool available to these writers.