Da escuta do objeto sonoro à composição musical? Um estudo sobre a irreversibilidade da escuta em composição

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ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

Da escuta do objeto sonoro à composição musical? Um estudo sobre a irreversibilidade da escuta em composição

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Edson Zampronha
Autor Correspondente: Edson Zampronha | [email protected]

Palavras-chave: Composição musical, Objeto sonoro, Solfejo, Escuta, Schaeffer.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

É realmente possível que, dentro do contexto da música eletroacústica, a escuta possa nos
levar dos objetos sonoros à composição musical? O solfejo dos objetos sonoros, proposto por
Pierre Schaeffer, sugere esta possibilidade. No entanto, o próprio Schaeffer termina afirmando
que isto não é possível. O que de fato impossibilita isto? O presente texto tem por objetivo
identificar o ponto central desta questão. Para isto, incluo uma breve apresentação do solfejo,
desenvolvo uma aplicação prática do solfejo no segundo movimento da obra Étude aux objets,
de Schaeffer, e finalmente concluo que esta impossibilidade resulta do fato das regras da escuta
não serem reversíveis em regras de composição. Paralelamente, mostro, em linhas gerais,
como o solfejo dos objetos sonoros e regras de composição podem relacionar-se para que
efetivamente seja possível partir da escuta do objeto sonoro e chegar à composição musical.



Resumo Inglês:

Is it really possible that, inside the context of electroacoustic music, listening can take us
from sound objects to music composition? The solfège of sound objects, proposed by Pierre
Schaeffer, suggests that it is possible. However, Schaeffer himself eventually claims that it is
not possible. What really makes it impossible? This paper aims to identify the central point of
this issue. Thus, I include a short presentation of the solfège, I develop a practical application
of it on the second movement of the work Étude aux objets, by Schaeffer, and eventually I
conclude that this impossibility results from the fact the rules of listening are not reversible into
compositional rules. At the same time, I give an outline of the way the solfège of sound objects
and composition rules can relate in order to effectively go from the listening of sound objects
to music composition.