Currículos mais musicais: considerações sobre transformações em matrizes curriculares indígenas, escolares e universitárias

Proa

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ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Currículos mais musicais: considerações sobre transformações em matrizes curriculares indígenas, escolares e universitárias

Ano: 2020 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Herbetta, Alexandre
Autor Correspondente: Alexandre Herbetta | [email protected]

Palavras-chave: Música, Decolonialidade, Indígenas, Escola, Universidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto busca refletir sobre o potencial presente em musicalidades indígenas enquanto práticas pedagógicas contra-hegemônicas, as quais vão de encontro à colonialidade do ser, do poder e do saber, observada muitas vezes em instituições escolares indígenas e, também, na universidade. Desta forma, especificamente, busca-se descrever dois processos de transformação curricular nos quais a música atua enquanto possibilidade de prática decolonial e em contraposição à imposição de uma matriz eurocêntrica de conhecimento. Um destes processos se dá em escolas indígenas que participam do projeto do Núcleo Takinahaky da Universidade Federal de Goiás, o outro se dá no próprio currículo do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural vinculado ao mesmo núcleo.