A CULTURA NO SISTEMA FAXINAL- COMUNIDADE DE MARMELEIRO DE BAIXO, REBOUÇAS/PARANÁ

Revista TEL Tempo Espaço Linguagem

Endereço:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE Setor de Ciências Humanas Letras e Artes Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em História Campus de Irati – PR PR 153 – Km 07 – Riozinho
Irati / PR
84500-000
Site: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel
Telefone: (42)3421-3129
ISSN: 2177-6644
Editor Chefe: Oseias de Oliveira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

A CULTURA NO SISTEMA FAXINAL- COMUNIDADE DE MARMELEIRO DE BAIXO, REBOUÇAS/PARANÁ

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: Ilma Aparecida de Toledo; José Adilçon Campigoto
Autor Correspondente: TOLEDO, I.A.de; CAMPIGOTO, J.A. | [email protected]m

Palavras-chave: Rebouças/PR; Faxinal; Cultura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O faxinal é uma forma de organização camponesa. A sua principal e mais complexa característica é o uso comum de terras para a criação de animais. Esse espaço é denominado de criadouro comunitário. Esse estilo de organização começou a enfrentar crises a partir de 1970. Este estudo apresenta o faxinal pelo viés cultural. O objetivo é analisar a cultura através das narrativas sobre o monge João Maria, utilizando-se da memória. Para isso, foram realizadas entrevistas com moradores da comunidade de Marmeleiro de Baixo, Rebouças/PR.



Resumo Inglês:

Resúmen: El “faxinal” es una organizacion campesina para el uso de la tierra. Su identidad es el uso comun de tierras para crear animales. Este espacio es amenazado hoy. Este estudio presenta el “faxinal” como cultura. Se desea leer la cultura a traves de historias del milnarista João Maria. Para eso, utilizamos teestimonios de personas que viven en la comunindad de Marleiero de Baixo, Rebouças/PR.

Keywords: Rebouças/PR; Faxinal; Cultura.



Resumo Espanhol:

El “faxinal” es una organizacion campesina para el uso de la tierra. Su identidad es el uso comun de tierras para crear animales. Este espacio es amenazado hoy. Este estudio presenta el “faxinal” como cultura. Se desea leer la cultura a traves de historias del milnarista João Maria. Para eso, utilizamos teestimonios de personas que viven en la comunindad de Marleiero de Baixo, Rebouças/PR.

Keywords: Rebouças/PR; Faxinal; Culture.