A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925
Revista Galáxia
Endereço:
Rua Ministro Godoi,969, 4º andar, sala 4A8
/ SP
0
Site: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/
Telefone: (11) 3670- 8146
ISSN: 1519311X
Editor Chefe: José Luiz Aidar Prado
Início Publicação: 31/05/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação
A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925
Ano: 2015 | Volume: 0 | Número: 30
Autores: MORETTIN, Eduardo Victorio
Autor Correspondente: MORETTIN, Eduardo Victorio | [email protected]
Autor Correspondente: MORETTIN, Eduardo Victorio | [email protected]
Palavras-chave: cinema e história; história do cinema; exposições universais
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.