Cristologia, Antropologia e Teologia Moral: Reflexões a partir da leitura conjunta de Cl 1,12-20 e Gaudium et spes 22

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Cristologia, Antropologia e Teologia Moral: Reflexões a partir da leitura conjunta de Cl 1,12-20 e Gaudium et spes 22

Ano: 2019 | Volume: 23 | Número: 63
Autores: Luiz Henrique Brandão Figueiredo
Autor Correspondente: L. H. B. Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: Cristologia, Antropologia, Teologia Moral.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O homem é um ser moral por sua própria natureza racional. A experiência do apelo do bem, que ecoa na sua própria consciência, e a consequente resposta livre e consciente diante desse bem são fatos presentes na vida de todos os homens, sendo ele um cristão ou não. Isso signifi ca que a experiência moral é humana e não uma prerrogativa de quem crê. Por outro lado, a partir da encarnação de Cristo, a fé cristã pretende oferecer a essa experiência humana a possibilidade de plenitude em Jesus. Em virtude dessa proposta, aparece a indagação se a proposta cristã teria algo próprio que o ser humano, por suas disposições naturais, não alcançaria. Dito de outro modo, nos vemos diante da pergunta se a experiência moral humana, como apelo do bem e resposta livre e consciente a ele, precisa do referencial cristão para levar o homem à sua plenitude. Este artigo procura refl etir sobre essas questões refl etindo sobre a experiência moral humana a partir da Cristologia do Novo Testamento, sobretudo do hino cristológico da Carta aos Colossenses, e da Antropologia do documento Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II.



Resumo Inglês:

The man is a moral being by his own rational nature. The experience of the appeal of the good, which echoes in his own conscience, and the consequent free and conscious response to this good, are facts present in the life of all men, whether he is a Christian or not. This means that moral experience is human and not a prerogative of the believer. On the other hand, from the incarnation of Christ, the Christian faith intends to offer to this human experience the possibility of fullness in Jesus. Because of this proposal, the question arises whether the Christian proposal would have something of its own that the human being, by its natural dispositions, would not achieve. In other words, we are faced with the question whether human moral experience, as an appeal to the good and a free and conscious response to it, needs the Christian framework to bring man to its fullness. This article seeks to refl ect on these issues by refl ecting on human moral experience from New Testament Christology, especially from the Christological hymn of the letter to the Colossians, and from the Anthropology of the Gaudium et spes document of the Second Vatican Council.