Criatividades musicais em contextos socioeducativos

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Criatividades musicais em contextos socioeducativos

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Quézia Priscila de Barros Silva Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Autor Correspondente: Quézia Priscila de Barros Silva Amorim | [email protected]

Palavras-chave: Práticas Criativas, Educação Musical, Vulnerabilidade Social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma breve exposição dos processos e das práticas criativas em música observados ao longo do período de investigação empírica correspondente ao trabalho de mestrado, que objetivou a compreensão da rede de significados e valores musicais que orientam práticas educativas na Casa Pequeno Davi e suas relações na construção de uma ambiência favorável à expressão musical criativa. A pesquisa de caráter qualitativo realizou um estudo de caso do tipo etnográfico no referido campo local, compreendendo três cursos/oficinas musicais ministrados pelos professores de música da ONG, denominados P1, P2 e P3. As bases epistemológicas que sustentaram as análises dos dados coletados em campo trabalharam a conjugação entre o habitus (do músico, institucional) e as representações sociais (de música), em constantes diálogos que se estabelecem com temáticas relativas à educação musical, à criatividade e à vulnerabilidade social.



Resumo Inglês:

 This article presents a brief examination of the creative processes and practices in music observed during the period of empirical research corresponding to the work done during a master’s degree. The work aimed at understanding the network of meanings and musical values that guide educational practices at Casa Pequeno Davi and its relations in the construction of an environment favorable to creative musical expression. The qualitative research carried out an ethnographic case study in the aforementioned local field, comprising three musical courses / workshops given by the music teachers of the NGO, named, P1, P2 and P3. The epistemological bases that supported the analysis of the data collected in the field worked on the conjugation between the habitus (of the musician, institutional) and the social representations (of music), in a constant dialogue that are established within themes related to music education, creativity, and social vulnerability.