A criação musical na perspectiva das pedagogias musicais abertas

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A criação musical na perspectiva das pedagogias musicais abertas

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Glauber Resende Domingues
Autor Correspondente: Glauber Resende Domingues | [email protected]

Palavras-chave: Educação Musical Latino-americana, FLADEM, Pedagogias Musicais Abertas, Criação musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta a criação musical nas pedagogias musicais abertas, trazendo um panorama sobre a temática. Traremos, na primeira parte, uma caracterização histórica e conceitual sobre como tais pedagogias foram sendo forjadas. Cabe, neste sentido, sinalizar o marco da criação do Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), que foi se tornando o espaço de debate sobre tais pedagogias. A seguir dissertaremos sobre a perspectiva de criatividade/criação musical e como esta foi sendo construída, principalmente a partir das ideias de Violeta Hemsy de Gainza. Na terceira parte discorreremos sobre o tripé formação, atuação e avaliação em práticas criativas na educação musical. Por fim, apresentaremos algumas propostas criativas de autores orientados pelas pedagogias abertas a partir de três eixos: experiências musicais centradas na prática, práxis musical participativa e práxis musical integrada. Nas considerações finais comentaremos sobre o alargamento conceitual das pedagogias abertas e a emergência de novas questões para a educação musical.



Resumo Inglês:

This article presents musical creation in open musical pedagogies, providing an overview of the theme. We will bring, in the first part, a historical and conceptual characterization of how such pedagogies were being forged. In this sense, it is worth pointing out the landmark of the creation of the Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), which be- came the space for debate on such pedagogies. Next, we will speak about the perspective of creativity/musical crea- tion and how it was built, mainly from the ideas of Violeta Hemsy de Gainza. In the third part we will speak about the formation, acting and evaluation in creative practices in music education. Finally, we will present some creative proposals from authors guided by open pedagogies based on three axes: musical experiences centered on practice, participatory musical praxis and integrated musical praxis. In the final considerations, we will comment about the conceptual expansion of open pedagogies and the emergence of new issues for music education.