Crítica e elementos fílmicos da obra Panteras Negras (Mário van Peebles, 1995)

Temporalidades

Endereço:
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Belo Horizonte / MG
0
Site: http://www.fafich.ufmg.br/temporalidades/revista
Telefone: (31) 3409-5068
ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Crítica e elementos fílmicos da obra Panteras Negras (Mário van Peebles, 1995)

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Kássius Kennedy Clemente Batista
Autor Correspondente: Kássius Kennedy Clemente Batista | [email protected]

Palavras-chave: Panteras Negras, Mario Van Peebles, cinema-história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo analisa alguns elementos fílmicos e um conjunto de críticas referentes ao filme Panteras Negras, dirigido por Mario Van Peebles. Pretende-se, assim, refletir sobre o contexto da década de 1960, marcado por várias polêmicas e ações revolucionárias, sobretudo os movimentos de contracultura. Além disso, vale retomar aspectos próprios do filme de Van Peebles e, em seguida, tratar da crítica e recepção da obra. Esta é uma maneira de repensar não somente a relação Cinema/História, mas também o par História/Ficção, buscando entender o que este filme coloca em evidência e as implicações que isso causa no público espectador, e na crítica que se ocupa de avaliá-lo, de acordo com os padrões da época.



Resumo Inglês:

This article analyses some of the movies' contents and a group of critics about Panther, directed by Mario Van Peebles. So, is the intention, discuss about the 1960's context, detaching the revolutionaries moves, especially the counterculture moves. More than this, it's important to search for characteristics from the own Van Peebles' movie and, after that, threat about the critic and the work acceptance. This is a way to rethink, not only the relation Cinema/History, but also the pair History/Fiction, trying to understand what this movie presents and the implications that it causes to the televiewers, and of the critic that is responsable to evaluate it, according to the period's models.