Cosmodança

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Cosmodança

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Soraia Silva
Autor Correspondente: Soraia Silva | [email protected]

Palavras-chave: Selecionado:Cosmodança, Ciberdança, Cosmodansintersemiotização, Cosmodansintermediação, Alquimia na dança

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo/ensaio realiza um percurso metodológico o qual evoca a imagem figurativa das deusas Minemosine e Terpsicore sua filha, patrona da arte da dança, para os desdobramentos metafóricos das qualidades de criação do feminino percebido e narrado como uma experiência cósmica no sentido de um pensamento filosófico da Cosmodança. Tal percurso inclui o atual contexto de criação coreográfica remota, com mediação tecnológica, no qual os esforços corporais enfrentam desafios de conexões. Nesse processo há uma distensão do entendimento de presentidade do gesto dançado, inaugurando diversas possibilidades de registro, edição, apresentação e armazenamento da imagem. Nesse movimento entre a dimensão mítica, a experiência encarnada e o universo tecnológico o texto vai sendo desenvolvido na discussão de cosmodansintermediações e cosmodansintersemiotizações e suas alquimias no multiverso cosmopolítico da dança.



Resumo Inglês:

This article/essay carries out a methodological path that evokes the figurative image of the gods Minemosine and Terpsicore her daughter, patron of the art of [ dance, for the metaphorical unfolding of the creative qualities of the perceived feminine and narrated as a cosmic experience in the sense of a philosophical thought of cosmodance. This path includes the current context of remote choreographic creation, with technological mediation, in which bodily efforts face connection challenges. In this process there is a distension of the understanding of the presentation of the danced gesture, inaugurating several possibilities of recording, editing, presentation and storage of the image. In this movement between the mythical dimension, the incarnated experience and the technological universe the text is being developed in the discussion of cosmodansintermediations and cosmodansintersemiotizations and their alchemy in the cosmopolitical multiverse of dance.