Corrigir a existência: a ética como estética em Albert Camus

Cadernos De Ética E Filosofia Política

Endereço:
AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO, 315 - CIDADE UNIVERSITáRIA
São Paulo / SP
Site: http://www.fflch.usp.br/df/cefp/
Telefone: 11-3091-3761
ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Corrigir a existência: a ética como estética em Albert Camus

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Gabriel Ferreira da Silva
Autor Correspondente: Gabriel Ferreira da Silva | [email protected]

Palavras-chave: camus, ética, estética, existência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O percurso construído pelo pensamento de Albert Camus
(1913-1960) perfaz uma unidade profunda entre Ética e Estética. Partindo
de uma preocupação explicitamente ética, o autor acaba por ter de
desenvolver uma antropologia filosófica, ou seja, um discurso sobre o
homem que tem como núcleo um conceito que o reenvia àquilo que
podemos chamar de dimensão estética para então, a partir daí, oferecer
uma resposta àquele problema ético. Desse modo, pretendemos neste
trabalho explicitar o caminho ao qual aludimos em três momentos: (a) a
existência humana como problema ético; (b) o discurso camusiano
sobre o homem que tem como núcleo a noção de Passion e, por fim, (c)
a elaboração de um novo éthos, partindo da noção de Paixão, como resposta
necessária ao problema existencial configurada como uma re-criação
ou correção permanente, à semelhança do ofício do Artista.



Resumo Inglês:

The development performed by the thought of Albert Camus
(1913-1960) creates a profound unity between ethics and aesthetics.
Starting from an explicitly ethical concern, the author comes to develop
a philosophical anthropology, meaning as such a discourse about the
man who has as core a concept that forwards it to what we might call an
aesthetic dimension and then from that point, he can offer a solution to
that ethical problem. Thus, we intend in this paper to explain the path
which we referred to its three phases: (a) existence as an ethical problem,
(b) the Camusian discourse about the man who has as its core the
notion of Passion and, finally, (c) the development of a new éthos, based
on the concept of Passion as a necessary response to an existential problem
taken as a re-creation or permanent fixing, like the Artist’s craft.