Corporeidade e teatro de animação na escola: esconder ou mostrar

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Corporeidade e teatro de animação na escola: esconder ou mostrar

Ano: 2022 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Jailson Araújo Carvalho
Autor Correspondente: Jailson Araújo Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Corporeidades, Teatro de Animação, Pedagogia do Teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos maiores desafios encontrados no ensino das artes da cena é o de colocar o estudante em evidência no momento de compartilhar com os colegas sua criação cênica, sobretudo, quando o que normalmente é posto em destaque é o seu corpo. Ao refletir sobre tal aspecto, o presente texto tratou da possibilidade do trabalho corpóreo com estudantes do Ensino Fundamental com o ponto de partida no Teatro de Animação – reflexão teórica a partir da minha pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas, em andamento, na Universidade de Brasília. Este artigo abordará os seguintes aspectos: o percurso corpóreo dentro do Teatro de Animação, voltado para o Ensino Fundamental; o corpo na sombra; a corporificação do boneco com as mãos e o corpo em cena na animação direta. Como procedimento metodológico, fez-se uso de análise de artigos, dissertações e teses. Concluiu-se que a corporeidade no teatro de animação apresenta nuances únicas para a experiência nas aulas de teatro no Ensino Fundamental.



Resumo Inglês:

One of the biggest challenges encountered in teaching the performing arts is to put the student in evidence when sharing his scenic creation with colleagues, especially when the focus is usually the body. When reflecting on this aspect, the present text dealt with the possibility of the body work with students in Elementary School with the starting point in the Theater of Animation – theoretical reflection based on my Doctorate in Arts research Scenic, in progress, at the University of Brasília. This article will address the following aspects: the bodily course within the Animation Theater aimed at Elementary Schools; the body in the shade; the embodiment of the puppet with the hands; and, the body in the scene in direct animation. As methodological procedures analysis of articles, dissertations and theses were used. It was concluded that the corporeity in the puppet theater presents unique nuances to the experience in drama classes in elementary school.



Resumo Espanhol:

Uno de los mayores desafíos que enfrenta la enseñanza de las artes de la escena es poner el estudiante en evidencia al momento de compartir con los colegas su creación escénica, sobre todo cuando lo que suele destacarse es su cuerpo. Al reflexionar sobre tal aspecto, el presente texto abordó la posibilidad del trabajo corpóreo con estudiantes de la Enseñanza Básica con el punto de partida en el Teatro de Animación - reflexión teórica a partir de mi investigación en curso en el Doctorado en Artes Escénicas, en proceso, en la Universidad de Brasilia. Este artículo abordó los aspectos subsecuentes: la trayectoria corpórea dentro del Teatro de Animación destinado a la Enseñanza Básica; el cuerpo en la sombra; la corporificación del muñeco con las manos; y el cuerpo en escena en la animación directa. Como procedimientos metodológicos se ha hecho uso de análisis teórico de artículos, disertaciones y tesis. Se concluyó que la corporeidad en el teatro de animación presenta matices únicos para la experiencia en las clases de teatro con estudiantes de la Enseñanza Básica.