Corpocinetismo: relações entre a representação do corpo humano e esculturas cinéticas

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Corpocinetismo: relações entre a representação do corpo humano e esculturas cinéticas

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: B. G. Bazante
Autor Correspondente: B. G. Bazante | [email protected]

Palavras-chave: viagem, fenomenologia, paisagem urbana.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta aspectos relativos à arte que se move, ou que apenas sugeriu o movimento, e à representação da corporalidade humana por meio da Arte Cinética. Ao juntar estes dois campos de investigação estou elaborando o conceito de Corpocinetismo. Termo que dará conta de exemplificar esculturas móveis, móbiles ou instalações que contenham silhuetas de corpos movendo-se ao sabor do vento, da interação com o espectador ou com qualquer outra força motriz utilizada no cinetismo. Para alcançar este objetivo examinei a produção de artistas que desenvolveram pesquisas e obras envolvendo mobilidade e representação do corpo humano na Arte Cinética e em outros movimentos a partir do século XIX, consequentemente encontrando referências para o processo criativo elaborado na pesquisa “Cadê as Travas Transcorpocinéticas?” em desenvolvimento no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Além disso, pretendo com este texto contribuir para a ampliação do conceito de cinetismo levando em conta o que diz Hans Belting e a produção de artistas da cultura popular brasileira, trazendo obras dos MestresMiró dos Bonecos, Saúba e Otávio, referências quando se trata de bonecos e brinquedos populares móveis. A revisão de literatura será adotada como metodologia e autores como Argan, Archer, Krauss e Gombrich me conduziram na História da Arte e Ostrower e Valente em Criatividade. Por fim apresento alguns esboços e estudos ligados ao processo criativo em progresso no referido programa e finalizo considerando que a fruição, das obras de artistas clássicos e de artistas da cultura popular contribuíram para aguçar minha imaginação, assim como as ideias e experiências apresentadas sobre processos criativos estimularam a incorporação tanto do aprendizado obtido na minha trajetória criadora como do meu próprio estilo/personalidade na confecção de futuras obras.



Resumo Inglês:

This article presentes aspects related to the art that moves, or that only suggested movement, and the representation of human corporeality through Kinetic Art. By combining these two fields of investigation i am elaborating the concept of corpokineticism. Term that will give and example of mobile or installations that contain silhouettes of bodies moving with the wind interaction with the viewer or other any driving force used in kineticism. To achieve this goal i examined the production of artists who developed research and works involving mobility and representation of human body in Kinetic Art and other movements from the 19th century on, consequently finding references to the creative process elaborated in the research “Where are the Transcorpokinetic Tranny?” under development in the Associated Postgraduate Program in Visual Art UFPE/UFPB. Furthermore i intend with this text to contribute to the expansion of the concept of kineticism taking into account what Hans Belting says and the production of artists of brasilian Popular Culture, bringing works by the Masters Miró dos Bonecos, Saúba e Otávio, references When it comes to popular dolls and mobility toys. The literature review will be adopted as a methodology and authors such Argan (1992), Acher (2012), Krauss (1998) and Gombrich (2013) led me in Art History and Ostrower (2001) and Valente (2015) in Creativity. Finally, i presente some sketches and studies related to the creative process in process in the referred program and i conclude considering that the enjoyment of the works of classical artists and artists of Popular Culture contribute to sharpen my imagination. As well as the ideas and experiences present about the creative processes stimulated na incorporation both of the learning obtained in my creative trajectory and my own style/personality in the making of future works.